Notícias

MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies no começo de setembro

Programas garantem acesso ao ensino superior em universidades privadas
Visualize fotos

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o MEC abrirá em setembro 140 mil vagas remanescentes de programas de acesso ao ensino superior. Serão 90 mil vagas no Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50 mil no Financiamento Estudantil (Fies).

 

As vagas remanescentes são aquelas que "sobraram" ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação.

 

Além disso, a seleção acontece de forma mais rápida e objetiva. Quem chegar primeiro tem mais chances de ser selecionado. Porém, nem todos os cursos abrem bolsas remanescentes, é preciso verificar se o curso selecionado na universidade desejada oferece essa oportunidade.

 

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (que cobrem 100% da mensalidade) para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.

 

COMO CONSEGUIR UMA VAGA REMANESCENTE NO PROUNI

Para concorrer, o candidato precisa acessar o site do ProUni, preencher um cadastro com dados pessoais e de sua situação social e econômica e ainda cumprir os seguintes critérios:

  1. Ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou em escola particular com bolsa de 100%;

  2. Ter feito o Enem mais recente (para concorrer a uma das bolsas remanescentes, pode ser qualquer edição a partir de 2010);

  3. Ter conseguido uma nota igual ou maior que 450 e não ter zerado a redação. 

  4. Para concorrer às bolsas de 100%, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para concorrer às bolsas de 50%, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

Já o Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Além disso, o prazo para pagamento é longo e a cobrança da dívida só começa depois da formatura.

 

COMO CONSEGUIR UMA VAGA REMANESCENTE NO FIES

 As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do Sistema de Seleção do Fies, o FiesSeleção, na internet. Poderão concorrer às vagas remanescentes os candidatos que tenham:   

  1. Participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010; 

  2. Obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação; 

  3. Comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A seleção remanescente distribui os financiamentos de acordo com a ordem de chegada. Portanto, quanto mais rápido o interessado se inscrever, mais chances tem de receber o FIES. Além da inscrição tradicional, é necessário preencher uma série de dados no sistema de gestão de FIES, o SISFIES, pois a inscrição por si só não garante acesso à vaga de financiamento.

Depois de se inscrever nas vagas remanescentes do FIES e completar as informações exigidas no SisFIES, os candidatos devem seguir alguns passos antes de garantir seu financiamento.

Dois dias úteis após a convocação, é necessário se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, validar os dados cadastrados e obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Com o DRI em mãos, o candidato pode ir ao banco desejado e abrir o financiamento. Quem perder os prazos terá de esperar pela próxima edição do FIES, no semestre seguinte, para concorrer novamente.

Com as vagas remanescentes, a intenção do FIES é preencher espaços em aberto em cursos considerados prioritários. Por isso, as primeiras vagas disponíveis vão para cursos nas seguintes áreas:

  1. Saúde

  2. Engenharia e Ciência da Computação

  3. Licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior

Só então vêm os cursos das outras áreas.




Publicado em: 02 de setembro de 2020

Publicado por: Assessoria de Imprensa - CMVP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

Poupatempo e Detran retomam atividades presenciais em setembro

22 de setembro de 2020

O Poupatempo de Jundiaí reabre nesta quarta-feira (16), junto ao Detran. O atendimento presencial está paralisado, desde o dia 23 de março, devido a quarentena. Apenas o atendimento online foi mant...

Leia Mais

Fim da greve: TST determina volta de trabalho dos Correios a partir desta terça-feira

22 de setembro de 2020

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de dessa terça-feira (22). O tribunal julgou nesta tarde o dis...

Leia Mais

Audiência no TST termina sem acordo e greve dos Correios vai a julgamento dia 21

14 de setembro de 2020

Terminou sem acordo na última sexta-feira (11) a audiência de conciliação entre os Correios e os trabalhadores da estatal. Com isso, informou o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o dissídio colet...

Leia Mais

Aulas não voltam antes de 7 de outubro em Várzea Paulista

14 de setembro de 2020

Ao contrário da proposta do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo o retorno das aulas presenciais no dia 8 de setembro para reforço escolar e atividades opcionais (para as regiões q...

Leia Mais

Auxílio Emergencial é prorrogado até dezembro

10 de setembro de 2020

O Auxílio Emergencial, que serve como um apoio para famílias prejudicadas economicamente pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), foi prorrogado por mais 4 meses. A extensão do benefício, no valor...

Leia Mais

Banco Central lança nota de R$200 nesta quarta

03 de setembro de 2020

O Banco Central (BC) lançou na tarde desta quarta-feira (02), através do seu canal no Youtube, a nova nota de 200 reais que já entrou em circulação. Foram informados aspectos de segurança, criação...

Leia Mais