Notícias

Sessão solene homenageia ex-presidentes

Visualize fotos

Emoção foi o sentimento que marcou a sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Várzea Paulista para homenagear os ex-presidentes do Legislativo. A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara, na noite de sexta-feira (20), integrando a Semana realizada para marcar os 50 anos de emancipação político-administrativa de Várzea.

O evento surgiu da iniciativa do atual presidente da Câmara. E o vereador Mauro Aparecido (PV) já expressava a sua alegria na abertura do evento – quando foi chamado Erasto Félix (o primeiro presidente da Câmara Municipal varzina), para compor a Mesa ao lado de Mauro, dos vereadores Luciano Braz de Marques (PT) e Silas Zafani (PTB). E ainda do prefeito Juvenal Rossi (PV) e do diretor administrativo do Legislativo, Orlando Cana.

“Para nós, é uma grande alegria poder reunir nomes como o de Erasto Félix, que assumiu a presidência quando Várzea estava nascendo”, alegrou-se Mauro, em sua fala inicial. Mauro lembrou que o trabalho de Erasto (bem como dos demais colegas daquelas legislaturas iniciais) era realizado sem pagamento de salário. “As pessoas se apresentavam como voluntárias, pelo amor à cidade, e enfrentam dificuldades muito maiores que as de hoje”, prosseguiu Mauro Aparecido.

O atual presidente do Legislativo agradeceu a todos os ex-vereadores e ex-presidentes que passaram pela Câmara, enfatizando que cada um deu a sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do município. Mauro, por fim, tornou a falar do amor pela cidade. “Nós temos Várzea Paulista correndo nas veias e vamos defender a nossa cidade sempre”, finalizou, sob aplausos do plenário lotado.

Erasto fala da ‘família varzina’

“Em 21 de março de 1965, nasceu uma criança. Foi levada ao Cartório para ser registrada e, lá, disseram que ela precisava de uma família – que seria renovada a cada quatro anos”.

Foi assim, com a lembrança da fundação de Várzea Paulista, que Erasto Félix iniciou a sua fala, durante a sessão solene de homenagem a ex-presidentes da Câmara Municipal.

Erasto citou todos os demais vereadores que o acompanhavam naquele momento (“Comigo estavam Armando Dias, Armando Pastre, Farid Feres Sala, Geraldo Nivoloni, Idoroti de Souza, Osvaldo Spinucci, Pedro Bifani e Vitorino Vieira Santana”, lembrou); relatou que a ‘família’ cuidava da ‘criança’ com dificuldades, e assim foram contratados dois profissionais a quem ele chamou de ‘cuidadores’: Pedro Gurgel (que atuou como diretor financeiro) e Aguinaldo Bastos (ficou responsável pelo Jurídico da Câmara).

“Como em qualquer família, havia alegrias, tristezas e dificuldades. Mas posso dizer que tanto a nossa como as demais famílias que nos sucederam atuaram com amor, bondade e dedicação àquele ser que, depois, entrou na adolescência, jovem e adulto, como é hoje”, prosseguiu Erasto.

Ele relatou a sua alegria em participar daquele momento: “Estou muito feliz, porque nossa criança cresceu, chegou aos 50 anos e é muito respeitada. O município de Várzea Paulista é o dono do meu coração”, agradeceu.

Gildo Cantelli ‘passeia’ pela história

O economista e ex-vereador Gildo Cantelli ocupou a tribuna na sequência. Gildo lembrou os nomes de todos os prefeitos e vice-prefeitos desde a emancipação, e fez uma revelação: nestas 12 legislaturas, seis dos prefeitos ‘sairam’ da Câmara, tendo ocupado cadeiras como vereador antes de lançarem candidatura à Prefeitura. E outros seis prefeitos se elegeram ao Executivo sem jamais terem atuado como vereadores. “Na próxima legislatura, na próxima eleição, poderemos ter este ‘desempate’”, disse Gildo. Ele lembrou, ainda, que Juvenal Rossi (PV) é o primeiro prefeito varzino realmente nascido na cidade.

Gildo contou histórias e informou que a primeira Câmara ficava em uma casa na rua João Neto, enquanto a primeira Prefeitura ficava na avenida Duque de Caxias. “Foi João Aprillanti quem avalizou, como pessoa física, o empréstimo junto a um banco, para que o município pudesse comprar esse terreno onde, hoje, está a Prefeitura”, prosseguiu Gildo.

Ele disse que Várzea sempre manteve portas abertas a todos os que quisessem se instalar. E esse fator foi o responsável pela atual densidade demográfica do município, que ele informou ser de 3.316 habitantes por km2.

Juvenal pede um ‘pacto’ pela cidade

O prefeito Juvenal Rossi foi o convidado seguinte a ocupar a tribuna da Câmara. Juvenal (depois de lembrar de uma época em que se acendia a luz nas ruas com uma chave de faca), enumerou realizações (“Hoje temos 97% do esgoto tratado”; e “Vamos iniciar uma nova fase de obras no córrego Bertioga”, exemplificou), disse que o desafio é permanente e que muito foi feito. Mas pediu: “É preciso que façamos um pacto pela cidade, esquecendo dos projetos pessoais de poder e pensando no todo, no coletivo”.

Juvenal lembrou que assumiu a Prefeitura herdando uma dívida de R$ 32 milhões (relativa ao Fussbe), se mostrou esperançoso com a chegada de novos empreendimentos (citou o Shopping, como local que vai gerar cerca de mil empregos) e pediu que as pessoas “gostem cada vez mais da cidade”. “Parabéns aos que conseguem entender que, juntos, faremos uma Várzea Paulista melhor para todos”, finalizou.

Homenagens

Após uma apresentação musical com Shelly Simon, Paulo Grossi e Susan Simon, o presidente da Câmara, Mauro Aparecido, começou a entregar placas em homenagem aos ex-presidentes do Legislativo.

Receberam a homenagem: Erasto Félix, Édson Cláudio Fonseca (pelo pai dele, Antenor Fonseca), Alcides José Gut, Luiz Carlos Vieira de Andrade, Saulo de Toledo Piza, João Batista Felisbino, João Canna, Silas Zafani, Ivan Ribeiro de Souza, Rodolfo Wilson Rodrigues Braga, Raimundo Hiltonilton de Souza Peixoto (‘Peixotinho’), Luciano Braz de Marques, Claudinei de Lima Lumes, Ivan Luís Sada e o próprio Mauro Aparecido da Silva.

O presidente da Câmara também concedeu, com placas, homenagens a Claudinei de Souza (autor da letra e música do Hino de Várzea Paulista); Orlando Canna (pelos mais de 25 anos dedicados ao trabalho em prol da Câmara).

Em nome da Câmara, Mauro Aparecido também homenageou outros dois ex-presidentes: o filho de José Hélio Hércules (Lucas) e o neto de João Aprillanti (Júnior Aprillanti) receberam, respectivamente, quadros com fotos emolduradas daqueles grandes personagens da história varzina.

CMVP




Publicado em: 23 de março de 2015

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

21° Sessão Ordinária de 2025

01 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Várzea Paulista realiza, nesta terça-feira, dia 1º de julho, a 21ª Sessão Ordinária do ano de 2025. A sessão ocorrerá no plenário da Casa de Leis e será transmitida ao vivo pe...

Leia Mais

20° Sessão Ordinária de 2025

24 de junho de 2025

A 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista, realizada em 24 de junho de 2025, teve início com a leitura da ata da 19ª Sessão Ordinária, referente ao dia 17 de junho do mesmo ano....

Leia Mais

19° Sessão Ordinária de 2025

17 de junho de 2025

Nesta terça-feira (17/06), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista participaram da 19ª Sessão Ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis. Durante o Expediente, foram apresentados...

Leia Mais

18° Sessão Ordinária de 2025

10 de junho de 2025

A 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista, realizada em 10 de junho de 2025, teve início com a leitura da ata da 17ª Sessão Ordinária, referente ao dia 3 de junho do mesmo ano....

Leia Mais

17° Sessão Ordinária de 2025

02 de junho de 2025

A 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista teve início com a leitura da ata da 16ª Sessão, realizada no dia 27 de maio de 2025. Durante o expediente, foram apresentados ofícios d...

Leia Mais

16° Sessão Ordinária de 2025

27 de maio de 2025

A 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista teve início com a leitura e aprovação da ata da 15ª Sessão, realizada em 20 de maio de 2025. Na sequência, foi lido o ofício nº 39/2025...

Leia Mais