Notícias

Câmara homenageia Nalini com título de “Cidadão de Várzea Paulista”

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Várzea Paulista homenageou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Desembargador José Renato Nalini, com o título de cidadão varzino. A sessão solene de concessão do título honorífico foi realizada na noite de sexta-feira (11), com a presença de profissionais da Magistratura, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil e Militar, autoridades municipais, familiares e amigos de Nalini.

A mesa de honra foi assim formada: presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Aparecido (PV);vereador Silas Zafani (PTB); prefeito Juvenal Rossi (PV); vereadores Josué da Silva Ramiro (PRTB), Valdilene Marina de Oliveira Silva (PV) e Sueli Cardoso Fernandes Ortiz (PT); juízas Érica Midori Sanada e Flavia Cristina Campos de Luders; presidente da 33a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Airton Bressan; delegado de polícia Marcel Fehr; consultor jurídico da Câmara, Alceu Éder Massucato.

O presidente do TJ-SP recebeu, das mãos do presidente da Câmara, Mauro Aparecido da Silva, o título de Cidadania. Em sua fala, Mauro expressou sua satisfação pelo momento: “É com alegria e muito orgulho que o recebemos como filho ilustre de nossa cidade, ao mesmo tempo em que agradecemos por todos os relevantes serviços prestados pelo senhor ao nosso município”, externou.

Mauro Aparecido agradeceu, ainda, ao Coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana, Chefe da Assessoria Policial Militar de SP, presente à cerimônia (“Enverguei esta farda por 25 anos e agradeço pelo seu trabalho e pela sua presença esta noite”). O presidente da Câmara varzina fez referência, também, à criação de dois órgãos da Justiça, fundamentais para o desenvolvimento do setor e a agilidade dos serviços – que foram conquistados graças a José Renato Nalini: o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, inaugurado no município em julho, com função conciliatória) e o Setor de Anexo Fiscal para a Vara da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Paulista.

O prefeito Juvenal Rossi lembrou ter sido aluno de Nalini no curso de Direito. “Depois, segui acompanhando o trabalho do Dr. Nalini em sua defesa pelas causas ambientais, vi que sua luta foi crescendo e ganhando mais abrangência e, assim como toda a nossa Região, me orgulhei ao vê-lo chegar à Presidência do mais importante Tribunal de Justiça do País. Sempre que ouço, leio ou vejo alguma manifestação sobre o seu trabalho, é um orgulho que se renova. Varzino de nascimento que sou, a honra é nossa, por termos o Dr. Nalini como um dos nossos mais ilustres cidadãos”, afirmou Juvenal.

 

Nalini: “Estou em casa”

 

Em seu pronunciamento, o homenageado da noite adotou tom modesto (“Não mereço esta honraria, mas agradeço em nome do Tribunal de Justiça. Este, sim, merece!”); alegrou-se por ver diversos ex-alunos entre as autoridades presentes; agradeceu pelo trabalho desempenhado pelo Coronel PM Washington Pestana (“O Coronel tem realizado um trabalho fundamental, comandando exames de vulnerabilidade que têm reforçado a segurança dos 1.700 edifícios de Fóruns estaduais”); e dirigiu-se ao tenor Márcio José (que, momentos antes, havia cantado na abertura da sessão solene, entoando os hinos Nacional e de Várzea Paulista e, ainda antes dos pronunciamentos, emocionara os presentes com a “Ave Maria”, de Gounoud), contando que um CD do artista o acompanha no próprio carro.

Na sequência, Nalini se declarou “em casa” ao receber o título de “Cidadão Varzino”, lembrando que conhece a terra muito antes, até, da emancipação - frequentador que foi de chácaras e sítios, fosse durante as férias escolares ou, mais tarde, em retiros entre os Salvatorianos, por exemplo.

O Desembargador falou sobre o desenvolvimento social e econômico de Várzea Paulista, expandiu os seus comentários para a crise política nacional (“O nosso erário tem sido saqueado por corruptos. A nossa República está naufragando moralmente. Temos de devolver ética à política brasileira”), lembrou que uma escola varzina tem um nome repleto de significados para ele (“A Escola Estadual João Batista Nalini tem o nome do meu avô, do meu pai e do meu filho mais velho – todos 'João Batista'”) e, por fim, como presidente do Tribunal de Justiça do Estado, se mostrou preocupado com o serviço de registro de imóveis no município de Várzea Paulista. “Estou acompanhando a questão, tenho conversado com o Corregedor no sentido de cobrar mais empenho dos registradores. Hoje, há muitos obstáculos. Então, ou isso melhora ou pedirei a intervenção no serviço”).

Nalini também fez questão de voltar-se para o prefeito Juvenal Rossi, a quem parabenizou pela condução do município. “Parabéns, prefeito Juvenal, pelo trabalho de saneamento básico que o senhor tem comandado, em uma região tão densamente povoada como é Várzea Paulista. O município precisava deste empenho”.

O novo cidadão varzino terminou seu pronunciamento lembrando os versos do Hino de Várzea Paulista. “O refrão me tocou bastante. A única diferença é que EU a vi nascer. Agora, vejo a cidade crescer e espero estar, em cada momento, em vossos corações, pois a sua história me conquista. Muito obrigado a todos.”

A sessão solene foi encerrada com nova música apresentada por Márcio José: “Amigos para sempre”, que o tenor fez questão de cantar ao lado do novo cidadão de Várzea Paulista.

CMVP




Publicado em: 13 de setembro de 2015

Publicado por: camara municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

26° Sessão Ordinária de 2025

20 de agosto de 2025

A Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou, no dia 19 de agosto de 2025, a 26ª Sessão Ordinária. Durante o expediente, foi aprovada a ata da sessão anterior e registradas diversas correspondênc...

Leia Mais

24° Sessão Ordinária de 2025

05 de agosto de 2025

A 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista foi realizada no dia 5 de agosto de 2025, sob a presidência do vereador Dr. Eliseu Notário Alves. Durante o Expediente, foi lida a ata...

Leia Mais

Lei Aprovada - 23° Sessão Ordinária

18 de julho de 2025

🗳️ Leilão de Imóveis Públicos.Nesta terça-feira 15, foi aprovado em Urgência Especial o projeto de Lei nº 41/2025 que autoriza a alienação de terrenos públicos pertencentes à Prefeitura.📍 Por quê...

Leia Mais

23° Sessão Ordinária de 2025

15 de julho de 2025

A 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista foi realizada no dia 15 de julho de 2025. No Expediente, foi lida e aprovada a ata da 22ª Sessão Ordinária, de 08 de julho. Também fora...

Leia Mais

22° Sessão Ordinária de 2025

08 de julho de 2025

A 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista foi realizada no dia 08 de julho de 2025. Durante o Expediente, foi lida a ata da 21ª Sessão Ordinária, de 01 de julho. Também foram ap...

Leia Mais

21° Sessão Ordinária de 2025

01 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Várzea Paulista realiza, nesta terça-feira, dia 1º de julho, a 21ª Sessão Ordinária do ano de 2025. A sessão ocorrerá no plenário da Casa de Leis e será transmitida ao vivo pe...

Leia Mais