Notícias
Várzea Paulista retorna à fase vermelha da pandemia e comércio é obrigado a fechar
Município segue a mudança feita na região de Campinas, na qual se inclui, feita pelo Governo do Estado, que coloca os municípios na fase 1 — vermelha — a mais severa do Plano São Paulo.jpg)
Após decisão conjunta da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí), Várzea Paulista volta, a partir de segunda-feira (6), à fase vermelha — a mais rigorosa, que não permite a abertura do comércio — do Plano São Paulo, do Governo Estadual, que regulamenta as atividades comerciais de acordo com indicadores do combate à Covid-19 no estado.
A mudança para a região, que é do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, foi anunciada pelo Estado nesta sexta-feira (3), por conta de índices como novos casos, óbitos e ocupação de leitos.
Por conseguinte, passam a ficar proibidos em Várzea Paulista as atividades presenciais: frequentar espaços públicos como parques; serviços imobiliários; concessionárias; escritórios; bares, restaurantes e similares; comércio não essencial; shoppings centers; salões de beleza; academias; e promoção de eventos que gerem aglomeração.
Para contribuir com a segurança da população, a equipe de Fiscalização do Comércio do município realizou nas duas últimas segundas-feiras (29 e 06), a vistoria nos estabelecimentos da região central da cidade, para verificar o cumprimento da fase vermelha, na qual o município está enquadrado.
De acordo com o gestor executivo de Fazenda, João Pedro Cremaschi, os estabelecimentos não essenciais que estavam em funcionamento foram orientados a fechar suas portas.
“Seguimos fazendo as vistorias e a população pode colaborar com a fiscalização fazendo suas denúncias na Ouvidoria Municipal, através do telefone 4595-0037 ou WhatsApp (11) 94365-2884”, orienta Marco Bueno, gestor de Desenvolvimento Econômico.
Foto/Reprodução: Prefeitura de Várzea Paulista - Estabelecimentos de serviços não essenciais fechados no centro de Várzea Paulista
Vale ressaltar os regramentos sanitários estabelecidos: limites de ocupação, distância segura, barreiras físicas, disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores, uso obrigatório de máscara pelos funcionários e consumidores, oferta de álcool 70%, entre outras determinações específicas e a redução do horário de funcionamento.
Confira abaixo os estabelecimentos que prestam os serviços essenciais e podem funcionar durante a fase vermelha em Várzea Paulista:
– Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal.
– Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local.
– Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis.
– Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção.
– Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.
– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.
– Segurança: serviços de segurança pública e privada.
– Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
– Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições
Publicado em: 08 de julho de 2020
Publicado por: Assessoria de Imprensa - CMVP
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
30° Sessão Ordinária de 2025
16 de setembro de 2025
Na 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista, realizada em 16 de setembro de 2025, foram apreciados diversos temas. No Expediente, destacou-se a apresentação dos balancetes refere...
29° Sessão Ordinária de 2025
09 de setembro de 2025
A sessão contou com a leitura e aprovação da ata anterior e a apresentação de ofícios de diversas Unidades Gestoras, respondendo a indicações e requerimentos. Entre os projetos de lei em tramitação...
28° Sessão Ordinária de 2025
03 de setembro de 2025
A Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou, em 2 de setembro de 2025, sua 28ª Sessão Ordinária. Foram apreciadas atas, ofícios de diferentes órgãos e projetos relevantes para o município. Entr...
Mulheres Negras: Força, lutas, alegrias e comprometimento.
01 de setembro de 2025
Na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Várzea Paulista promoveu uma palestra em homenagem ao Dia da Mulher Negra no Brasil, celebrado nacionalmente em 25 de julho. O evento teve como objetivo...
27° Sessão Ordinária de 2025
26 de agosto de 2025
A 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista aconteceu em 26 de agosto de 2025. Durante o expediente, foi aprovada a ata da sessão anterior e apresentados diversos projetos de lei,...
26° Sessão Ordinária de 2025
20 de agosto de 2025
A Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou, no dia 19 de agosto de 2025, a 26ª Sessão Ordinária. Durante o expediente, foi aprovada a ata da sessão anterior e registradas diversas correspondênc...