img header

18 de maio: Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2021  •  Notícias

18 de maio: Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

May 18, 2021 | 4

Maio Laranja é uma campanha de mobilização com o objetivo de conscientizar a sociedade a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Disque 100 (Disque Denúncia) recebe quase 50 denúncias por dia relatando crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. Mas a estimativa é que apenas 7,5% dos casos de exploração sexual infantil chegam a ser denunciados.

 

A história do Maio Laranja

O dia 18 de maio foi escolhido para dar visibilidade ao caso Araceli, uma menina de apenas 8 anos que saia de casa, seguindo para sua escola, em Vitória, no Espírito Santo. 

 

Mas Araceli não voltou para casa e seu corpo foi encontrado seis dias depois, em decomposição atrás de um hospital da cidade. Após a perícia, se descobriu que Araceli havia sido sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar de tudo, 48 anos se passaram e o crime segue em impunidade.

 

Como denunciar um abuso sexual infantilQualquer pessoa que testemunhar, souber, suspeitar que alguma criança ou adolescente seja vítima de: abuso, violência ou negligência pode e deve denunciar de forma identificada ou anônima através dos seguintes canais:

Via telefone, pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar Municipal (4595-8555) ;

Via aplicativo, Direitos Humanos Brasil;

Via site da Ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ouvidoria.mdh.gov.br/ .

 

Maio Laranja em Várzea Paulista

Várzea Paulista chegará ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes — 18 de maio — com ações recentes e significativas para melhorar seu trabalho de atendimento às vítimas e prevenção contra esses crimes.

 

Um convênio foi firmado recentemente com a Promotoria Pública e, na última segunda-feira (10), nove assistentes sociais e oito psicólogos foram convocados pela administração municipal. Os profissionais vão compor a rede de atendimento da área social. “Com isso, esperamos dar maior agilidade no atendimento às vítimas e poder proporcionar a elas um acompanhamento mais qualificado”, afirma o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.

 

Com o convênio, a unidade passa a participar da rede de proteção e atendimento a crianças vítimas de abuso e exploração sexual.

 

No dia 18, haverá faixas de conscientização alusivas ao Maio Laranja, mês de combate a esses crimes, exibidas sob semáforos da Avenida Fernão Dias Paes Leme — perto do acesso à Avenida Bertioga, pela direita, e do Viaduto dos Emancipadores. Balões laranjas também serão colocados nos equipamentos de atendimento social da Prefeitura.