img header

Artistas e agentes culturais aplaudem criação do Fundo Municipal de Cultura

18/11/2013  •  Notícias

Artistas e agentes culturais aplaudem criação do Fundo Municipal de Cultura

Nov 18, 2013 | 9

Os vereadores varzinos aprovaram a criação do Fundo Municipal de Cultura. A aprovação se deu na sessão ordinária da terça-feira (12), depois que os parlamentares, sensibilizados com a presença de cerca de 50 pessoas (representantes de inúmeros grupos artísticos do município) propuseram, todos eles, que o substitutivo número 01 ao Projeto de Lei 76/2013 fosse incluído na pauta em regime de “urgência especial”.

Com a medida, os parlamentares demonstraram sintonia com a comunidade cultural de Várzea Paulista. Os vereadores garantiram, desta forma, que o substitutivo (que, ontem, teria de ser lido mas só entraria em votação na sessão de 19/11) fosse votado ainda ontem.

Antes da votação, no entanto, foi necessária uma rápida reunião entre representantes do Conselho Municipal de Cultura com os vereadores. Durante uma pausa que durou pouco mais que 10 minutos, parlamentares e agentes culturais discutiram a necessidade de pelo menos uma mudança no substitutivo. Os vereadores concordaram com o pedido e assinaram, em comum acordo, a inclusão de uma emenda no inciso IV do artigo 4º do substitutivo 01 ao Projeto de Lei 76/2013.

Pela redação proposta pelo Executivo, o Conselho Municipal de Cultura teria apenas dois representantes no Conselho Gestor do Fundo de Cultura. Após a conversa, o inciso IV passou a ter a seguinte redação: “três (3) representantes indicados pelo Conselho Municipal de Cultura, dentre os membros representantes da sociedade civil.”

Com a medida, o Conselho Gestor (que, anteriormente, seria composto por cinco membros), passará a ter seis membros: além dos três indicados pelo Conselho de Cultura, outros três indicados, respectivamente, pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Finanças; e pela Chefia de Gabinete.

A mudança agradou em cheio, como comentou um dos conselheiros presentes, Walter Alves de Oliveira, que conduziu as negociações com os vereadores. Walter, depois, agradeceu à Casa pelo apoio. “Os vereadores sabem da importância do Fundo Municipal de Cultura. Afinal, cultura também é segurança, é saúde, é educação... O Fundo vai permitir que nossa arte continue aparecendo e se destacando em todo o Brasil, dando chance a novos trabalhos”, comentou.

Assim que o Fundo foi aprovado, uma salva de palmas foi ouvida, bem como uma manifestação de gritos diferentes. Os aplausos vieram, em grande parte, de membros da Orquestra de Violas de Várzea Paulista – que já afinam os instrumentos pensando em representar o município na próxima edição do Revelando São Paulo, marcado para janeiro, em Atibaia. Os ‘gritinhos’ vieram das meninas que integram um grupo de dança do ventre – e que também mostraram a alegria pela aprovação do Fundo Municipal de Cultura.

                                                                                                                    CMVP