Aumento de vereadores
Jul 20, 2012 | 9Projeto já está na Câmara de Várzea
Legislativo tem até o final deste mês para votar o PDL 03/2011. Alguns parlamentares querem 15 cadeiras
A Câmara Municipal de Várzea Paulista completou na última terça-feira, sua sessão de número 100, com a aprovação de apenas um projeto de lei. O de nº 26/2011, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Municipal nº 1873 de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Programa Bolsa Aluguel e dá providências correlatas.
Entretanto, durante os trabalhos, o assunto que mais chamou a atenção foi o início das discussões sobre a possibilidade de aumento do número de vereadores para a próxima legislatura.
Entre os parlamentares, porém, existe uma campanha interna na Casa de Leis, contrário ao aumento do número de cadeiras, capitaneado pelos vereadores Nei Lumes e Demércio de Almeida, ambos do PT. Segundo eles, a atual composição da Câmara, com onze cadeiras é ideal para os anseios da população e voltam a reforçar a idéia de que não é o número de parlamentares, mas sim, a qualidade dos trabalhos em prol da sociedade.
Várias pessoas estiveram na sessão desta terça-feira para pressionar os vereadores a votarem contra o projeto. Alguns até comentaram que se isso for feito, muitos deles vão ganhar o respeito da população e isso pode refletir nas eleições de 2012. “Eles precisam sim, é trabalhar mais pela população”, disse um popular que preferiu não se identificar.
Ainda no expediente, o vereador Ivan Sada cobrou a administração sobre a realização de algumas obras e pediu fiscalização após a abertura de loteamentos na cidade. Ivan também levou ao plenário, a reclamação de moradores contra a empresa IBG, que segundo ele e os moradores próximos da empresa, está causando muito barulho principalmente à noite.
Projeto está na casa
O documento diz em seu artigo primeiro que é fixado em 15, o número de vereadores para a 12ª legislatura. Outro documento de igual teor também já circulava na Câmara. Trata-se de uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município nº 24/2011, que revoga o terceiro parágrafo do artigo 12 da LOM.
