img header

Câmara aprova duas Moções

27/06/2017  •  Notícias

Câmara aprova duas Moções

Jun 27, 2017 | 3

Duas Moções foram aprovadas pelos vereadores durante a 19ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 27/6.

A primeira Moção aprovada (com 10 votos favoráveis) foi a de número 17/2017. De autoria de todos os parlamentares, o documento solicita do Executivo estudar a possibilidade de conceder subvenção a instituições de acolhimento e tratamento a dependente químico e pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica e social.

O vereador Nil foi à tribuna comentar a questão. Ele informou que o perfil de dependentes é de homens, na faixa dos 25 aos 45 anos em sua maioria. É importante prevenir o problema mas, ao mesmo tempo, atender a essas pessoas”, pediu Nil. O vereador também comentou que houve um furto de dois equipamentos no CAPSi (um videogame e um aparelho de TV – ambos utilizados pelas pessoas em tratamento).

O vereador Giba falou em seguida. Apoiou a causa de Nil e disse que, a partir do momento em que o Executivo ‘detectar’ uma clínica capacitada para lidar com a situação, pode estudar a concessão da subvenção. “A pior fase é quando vem a crise de abstinência”, contou. “Nesse momento, a pessoa fará qualquer coisa, inclusive furtar, para trocar pela droga da qual vive sob dependência”, afirmou. Giba também sugeriu a realização de um fórum para debater os problemas de vulnerabilidade social na cidade.

Robertinho falou na sequência. “A droga é o maior problema social do mundo. Mas a droga mais fácil de ser encontrada, a mais comum, é o álcool. Destrói famílias inteiras”, opinou. “O problema é grave e merece toda a nossa atenção.”

Também foi aprovada (com 10 votos favoráveis) a Moção 18/2017. De autoria de Claudenir Cassiano, o Nil (PV), a Moção é endereçada ao Executivo no sentido de o poder público garantir mais segurança nas unidades do CAPS, CAPSi, UBSs e Residência Terapêutica.

CMVP