img header

Câmara Municipal de Várzea Paulista auxilia no processo de vacinação contra o Covid-19 nesta quinta-feira (21)

22/01/2021  •  Notícias

Câmara Municipal de Várzea Paulista auxilia no processo de vacinação contra o Covid-19 nesta quinta-feira (21)

Jan 22, 2021 | 6

Várzea Paulista recebeu o primeiro lote de 920 unidades da CoronaVac no início da noite dessa quarta-feira (20), se tornando a primeira da região a receber a vacina. A primeira vacinação já aconteceu pela manhã desta quinta-feira (21), em evento simbólico na Praça do CEU. A Câmara Municipal de Várzea Paulista (CMVP) disponibilizou todos os seus veículos e servidores para auxiliar no processo de vacinação. A ação foi promovida pelo presidente Mauro Aparecido (PRB). 

 

Seguindo o cronograma determinado pelo Plano Nacional de Imunização, nessa etapa são imunizados os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia. São os profissionais da UPA, UCC, Hospital Dr. Alcípio, SAU (ambulâncias municipais) e dos PAs (prontos atendimentos) da Unimed, Sobam e Intermédica. “Depois seguiremos com os demais trabalhadores também da Saúde.” Disse André Silva, gestor de Saúde. 

 

Os primeiros profissionais da saúde a serem vacinados em Várzea Paulista nesta quinta-feira (21) foram a funcionária da Limpeza e Higienização da UPA, Iraci Claudino Bueno Monteiro, seguida pelo motorista de ambulância, Eduardo Francisco R. Pereira.

 

Foto/Reprodução: Prefeitura de Várzea Paulista 

Iraci Claudino Bueno Monteiro é colaboradora da higiene há 10 anos e já atua na UPA por 3 anos. Ela foi contaminada pelo Covid-19 em meados de junho e até hoje lida com a sequela da doença, com dores nas pernas devido a insuficiência na veia de safena. “Estou com esperança que tudo vai dar certo”, falou. A trabalhadora da UPA foi imunizada pelo próprio gestor de Saúde, que é enfermeiro.  

 

Já Eduardo Pereira, que trabalha no transporte de pacientes em casos graves desde 2006, foi imunizado pelo médico Felipe de Carvalho. “Perdemos um companheiro e poder receber a vacina me emociona, agradeço a todos que estão nesta luta contra o vírus. A batalha continua, a vacina é apenas o primeiro passo, os cuidados persistem”, disse o condutor de ambulância. 

 

Foto/Reprodução: Prefeitura de Várzea Paulista 

O Dr. Felipe ressaltou que os cuidados devem permanecer, mesmo após a vacinação. “A imunização começa hoje, mas temos que manter os cuidados, não vamos relaxar”, lembrou ele.  

 

Após a cerimônia, já teve prosseguimento a imunização dos trabalhadores da Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC), UPA e do Hospital Municipal, que tem contato com pacientes contaminados ou potencialmente contaminados. 

 

Os trabalhadores de linha de frente dos serviços privados também serão vacinados e depois a imunização seguirá para os profissionais que possuem contato com pacientes. Na sequência será vacinada toda a rede de saúde e os profissionais da rede privada. 

 

Assim que mais doses forem recebidas pelo município, terá início a imunização dos idosos em instituições de longa permanência e  os trabalhadores do abrigo, depois o trabalho seguirá vacinando os idosos acima de 75 anos, acima de 70, até alcançar o grande público alvo, os idosos acima de 60 anos. 

 

Segundo o gestor de Saúde, o balanço do primeiro dia de vacinação é muito positivo. No primeiro dia de vacinação contra o Coronavírus em Várzea Paulista foram aplicadas 112 doses nos profissionais que trabalham na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e diretamente no atendimento ao público. 

 

Além da UPA, foram vacinados os profissionais do Hospital Municipal Dr. Alcípio, além daqueles que trabalham nas ambulâncias do SAU (Sistema de Atendimento Unificado). A próxima etapa são os pronto atendimentos privados, depois trabalhadores da saúde que possuem contato com pacientes (serviços públicos de saúde), trabalhadores das ILPIS, abrigos, idosos acima de 60 anos institucionalizados. A vacinação continua nesta sexta-feira (22).

 

Foto/Reprodução: Prefeitura de Várzea Paulista