img header

Com sessão solene, Câmara homenageia mulheres varzinas

16/03/2016  •  Notícias

Com sessão solene, Câmara homenageia mulheres varzinas

Mar 16, 2016 | 6

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou uma solenidade especial para marcar a data. O evento ocorreu na tarde de quinta-feira, 10, com organização conjunta das vereadoras Sueli Cardoso Fernandes Ortiz e Valdilene Marina de Oliveira Silva, bem como da diretora da Câmara, Sílvia Letícia Cordeiro.

 

Uma mesa solene teve a presença, além das organizadoras, do presidente da Câmara, Mauro Aparecido; do prefeito Juvenal Rossi; da primeira-dama de Várzea Paulista, Ângela Rossi; e da delegada aposentada Fátima Giassetti, que proferiu palestra com o tema “Uma vida sem violência”.

 

Com o plenário repleto, a tarde foi de emoção, reconhecimento e de homenagens às mulheres. O evento teve, ainda, apresentações de integrantes da Companhia Arteenager.

 

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Mauro Aparecido, destacou as lutas – e as conquistas - históricas da mulher. “Igualdade, valorização, respeito, direito de votar e ser votada, dentre outros, são avanços inalienáveis”. Mauro prosseguiu dizendo que todos “têm o dever de cada vez mais conscientizar nossa sociedade no sentido de, num futuro próximo, banir todo e qualquer preconceito e toda e qualquer forma de violência contra a mulher.”

 

Mauro aproveitou a ocasião para homenagear a esposa (Regina) e a mãe (Djanira), agradecendo a ambas por todos os ensinamentos e conquistas em conjunto.

 

Em seguida, a Dra. Fátima Giassetti (que, durante 19 anos esteve à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Jundiaí) falou sobre a violência que ainda é um mal contra a mulher, mesmo neste século 21. Delegada aposentada, a Dra. Fátima lembrou que a ONU instituiu o 25 de novembro como Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data foi instituída em 1999, e faz referência a 25 de novembro de 1960, quando houve o assassinato de três irmãs - Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabel – na República Dominicana. “O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos países que mais registram violência contra a mulher que resulta em morte”, afirmou a Dra. Fátima.

 

Ao final do evento, a Câmara Municipal prestou homenagem a diversas mulheres. Confira, a seguir, todas as homenageadas.

 

Veja as mulheres homenageadas

 

Gladines Maria da Silveira Franco

Leonice de Brito

Eva Cardoso Leal Ramos dos Santos

Maria Neuza Biazotti Cesário

Márcia Galdino Machado

Telmely Cristiane G. Manoel

Ivani de Almeida Franco

Antônia Gonçalves dos Santos

Claudete Delcino de Morais Hespanhol

Maria Gerlândia de Oliveira

Shelly Sharon Simon

Olga Maria Crispim

Maria do Carmo Fessalddi Picciano

Teresa Porcino da Silva Pereira

Maria de Lurdes Santana

Benedita Galvão

Neide Strasi

Edlaine Anibal Passarin

Joana Angeloti Silva

Aparecida Roseli Manso da Silva

Rosemari Aparecida Martoni

Deijanira Pereira de Oliveira Silva

Geni Jesus Modesto da Silva

Lucilia Fátima Cardoso de Oliveira

 

CMVP