img header

Começam os exames para Covid-19 em Várzea Paulista, com os 1.500 testes comprados pela prefeitura

21/05/2020  •  Notícias

Começam os exames para Covid-19 em Várzea Paulista, com os 1.500 testes comprados pela prefeitura

May 21, 2020 | 6

A Prefeitura de Várzea Paulista recebe a segunda entrada de testes rápidos para Covid-19 nesta sexta-feira (15), sendo 1.500 unidades adquiridos com verba federal vinda exclusivamente para o combate à pandemia, e inicia-se hoje (21) a testagem nos pacientes que passaram pela Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC), entre os meses de março e abril, em todas as UBS (Unidade Básica de Sáude).

 

A primeira entrada de 1.700 unidades de testes que foram fornecidas pelo Governo do Estado chegou no fim de abril e a testagem começou na quinta-feira (14), sendo atendidos somente profissionais, servidores e pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Hospital e da UCC.

 

Os testes da segunda entrada, por enquanto, estão sendo utilizados nos pacientes que se encontram em estado grave, ou seja, que apresentaram suspeita da doença e receberam atestado para ficar em casa, em quarentena. E, como prevenção, nos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, como da saúde e da segurança pública.

 

Serão atendidos somente pacientes agendados pela UCC, a qual a equipe está ligando para os pacientes e realizando os agendamentos.

 

São testes Smart Test Anti Covid-19 da empresa Vyttra, que faz uso da metodologia imunocromatográfica para detecção qualitativa de anticorpos IgM e IgG do coronavírus em soro, plasma ou sangue total. Cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial. 

 

De acordo com a gestora administrativa do hospital, Joyce Dias, fica a critério do paciente realizar a testagem ou não. “Algumas pessoas não aceitaram fazer o exame e outras não conseguimos entrar em contato, devido a dados cadastrais incorretos”. Das 142 ligações realizadas, apenas 61 pacientes aceitaram realizar o exame.

No primeiro dia de testagem, 33 pacientes foram avaliados e três tiveram resultado positivo. Os testes são rápidos e parecidos com um exame de diabetes, já que é feito um pequeno furo no dedo. “O resultado sai em aproximadamente 10 minutos e estamos agendando 50 pacientes por dia”, informa a gestora.

Foto/Reprdução: Prefeitura de Várzea Paulista