img header

Comissão de Meio Ambiente faz mobilização para enfretamento da crise hídrica

01/10/2021  •  Notícias

Comissão de Meio Ambiente faz mobilização para enfretamento da crise hídrica

Oct 01, 2021 | 7

Foto: CMVP Assessoria de Imprensa

 

Na manhã da quinta-feira (30), representantes da Câmara Municipal de Várzea Paulista (CMVP) estiveram na Estação de Tratamento de Água de Campo Limpo Paulista (ETA). A visita foi acompanhada também pelos servidores da Unidade de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista, a intenção foi avaliar a atual situação da crise hídrica na região para contribuir com sugestões e possíveis soluções.  

Durante a visita, os vereadores Giba de Moraes (MDB), Elton Vargas (Podemos), Valdecir da Costa (PV) e Adriano Pavan (PSB) conheceram o sistema de tratamento de água de Campo Limpo Paulista, que faz o tratamento de 70% da água utilizada pelos moradores de Várzea Paulista.

Acompanhados pelo técnico da Sabesp, Eduardo Leite, observaram todo o percurso que se inicia às margens do Rio Jundiaí, onde ocorre a captação da água, até o setor onde é feito o envio dos recursos hídricos, já tratados, para as residências.

A visita faz parte de uma série de ações conjuntas entre sociedade, empresas e Poderes Executivo e Legislativo para o enfrentamento da crise hídrica, visto que, devido ao extenso período de estiagem e falta de chuvas, a captação do rio Jundiaí encontra-se no limite. 

A escassez de água no rio Jundiaí por sua vez, causa maior dificuldade no tratamento da água e demanda maior atenção. Diante deste quadro, os representantes da Câmara mobilizam ações para garantir o abastecimento no município de Várzea Paulista.

Em sessão ordinária realizada na última terça-feira, (28) foi discutido entre outras pautas, o requerimento apresentado pelos vereadores, por meio do qual os vereadores Giba de Moraes (MDB), Elton Vargas (Podemos) e Valdecir da Costa (PV) solicitaram à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), informações referentes às medidas que serão adotadas para enfrentamento da crise hídrica no Município.

A Comissão Permanente do Meio Ambiente, representada pelos quatro vereadores, expressou preocupação com o quadro que presenciado. “Ficamos perplexos quando vimos o nível de água do reservatório, tendo em vista que ele corresponde ao maior percentual do abastecimento de Várzea Paulista, a situação é bastante preocupante e temos que agir para que a população não fique desabastecida”, declarou o porta-voz Moraes.