Ex-presidente do Conselho do Fundeb vai à Câmara
Apr 02, 2014 | 5A Câmara Municipal abriu espaço, na sessão ordinária desta terça-feira (01/04), para receber Magali Oliveira Augusto de Souza. Na sessão ordinária de 18/3, Magali fora citada pelos vereadores Luciano Marques e Demércio de Almeida (PT). Ela teve permissão do presidente da Casa, Ivan Luis Sada (PPS) para ocupar a tribuna e responder aos questionamentos feitos por aqueles vereadores, de atos como presidente que foi, do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do município.
Magali rebateu Luciano e Demércio. Afirmou que Luciano Marques, à época secretário de Educação do município, teve parecer desfavorável emitido pelo Conselho Municipal do Fundeb em 2009. “O parecer foi desfavorável porque havia gastos públicos de verbas do Fundeb com reformas e para a merenda escolar”, explicou. “O Conselho solicitou um extorno dos valores, aguardou até o último momento. Como nenhuma providência foi tomada, emitimos o parecer desfavorável”, prosseguiu.
Magali disse que, depois, foi convocada para comandar uma reunião extraordinária para a revisão do parecer. Disse que não há demérito do Conselho em rever o posicionamento. “Afinal, o nosso trabalho é de fiscalização e devemos atuar em diálogo com a Secretaria de Educação, indicando e pontuando o que há de irregular”, explicou.
Magali também respondeu ao vereador Demércio de Almeida (que teria afirmado, na sessão de 18/3) ter sido procurado várias vezes pela então presidente do Conselho Municipal do Fundeb. Ela negou que tivesse procurado qualquer vereador. “Procuramos o Ministério Público, depois de esgotadas todas as tentativas de esclarecimentos junto à Secretaria de Educação”, afirmou.
Mais tarde, durante o Grande Expediente, o Professor Demércio tornou a abordar o assunto – mas Magali já havia deixado a Câmara. Demércio disse que Magali esteve em Fortaleza, em fevereiro último, participando de um evento em que a grande atração foi o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella. “É um gasto de dinheiro público, já que o município de Várzea Paulista recebeu o Cortella para uma palestra, aqui mesmo, em Várzea, em 2007. Agora, ela usou dinheiro público para assistir a mesma palestra”, disparou Demércio.
O vereador afirmou que na próxima sessão irá entrar com um requerimento pedindo informações sobre os gastos dessa viagem.
CMVP
