Fase de Transição: novas regras são implementadas a partir de 1º de agosto
Aug 06, 2021 | 7Válidas a partir de 1º de agosto, as novas medidas declaradas pelo Governo do Estado de São Paulo, nessa última quarta-feira (28), permitem atendimento presencial em atividades comerciais e consumo local em restaurantes e similares, das seis da manhã até meia-noite, além do aumento da capacidade de ocupação para 80% em estabelecimentos.
As permissões anunciadas nesta quarta foram balizadas pelo atual cenário do controle da pandemia em São Paulo, ou seja, após sucessivas melhoras nos índices de saúde - registros de quedas contínuos nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) - e vacinação acelerada contra a COVID-19.
Apesar destas alterações, ainda é obrigatório o uso de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene, que ainda estão mantidos. Também seguem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, sob rígido cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social.
Já os eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.
As novas normas irão até 16 de agosto, bem como recomendações de escalonamento do horário de entrada e saída, e permissão de acesso até 23 horas em atividades comerciais, serviços e indústrias, ainda que, segundo o governador, cada município tenha liberdade para adotar medidas mais rígidas se necessário.
Retomada Segura
Se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, o Governo do Estado já planeja avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto.
A partir da segunda quinzena do próximo mês, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.
Foto/Reprodução: Governo do Estado de São Paulo
