Feriado estadual de 9 de julho celebra o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, nesta sexta-feira
Jul 08, 2021 | 7De fora da lista de feriados antecipados no início do ano pela prefeitura de São Paulo, o feriado estadual de 9 de julho (próxima sexta-feira), que celebra o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, está mantido no estado. Assim, o funcionamento do transporte público, de bancos, do comércio, dos correios e de supermercados podem sofrer alterações.
O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de julho e é considerado feriado estadual em São Paulo. Também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, esta data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.
A Revolução Constitucionalista
A Revolução Constitucionalista, episódio que também foi chamado de "Guerra Paulista", foi o mais importante movimento ocorrido em São Paulo e o último grande combate armado do Brasil.
Vargas toma o poder com a Revolução de 1930, apoiado pelos paulistas, e outros estados. No entanto, o tempo passava e o novo dirigente não convocava eleições para a nova Assembleia Constituinte. Sentindo-se traídos, representantes do Exército, estacionados em São Paulo, e políticos paulistas, resolveram se rebelar.
Origem do Feriado
Em 1997, o governador do estado de São Paulo, Mário Covas, oficializou o dia 9 de julho como feriado civil na região, uma homenagem ao soldado constitucionalista que lutou pela queda da ditadura de Vargas.
O Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista foi transformado em feriado civil, data magna do estado de São Paulo, através da Lei nº 9.497, de 5 de março de 1997, a partir de um projeto de lei apresentado pelo deputado Guilherme Gianetti.
