img header

Governo de SP determina restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado a partir de sexta-feira (26)

02/03/2021  •  Notícias

Governo de SP determina restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado a partir de sexta-feira (26)

Mar 02, 2021 | 4

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) a medida de restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado. A regra entra em vigor a partir desta sexta-feira (26) e vale até 14 de março. A providência é complementar ao plano de flexibilização econômica, o chamado Plano São Paulo, e foi tomada após o estado ter registrado o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia.

 

O cumprimento da restrição de circulação deve ser fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon. “Há uma força tarefa de fiscalização, para que essas medidas sejam seguidas por todos. Isso vai ser feito em conjunto pelas vigilâncias sanitárias municipais e do estado, pela Polícia Militar e pelos Procons. E aqui temos o 0800 para denúncias da população [0800-771-3541]”, afirmou o coordenador do centro de contingência, o médico Paulo Menezes.

 

 

Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição.

Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano SP e devem fechar às 20h ou às 22h, a depender da região do estado.

Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos.

Na prática, o governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.

Polícia vai fazer blitzes de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas a pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

 

O governador João Doria (PSDB) destacou ainda que a medida não é equivalente a um "lockdown", que efetivamente proíbe a circulação de pessoas. "O transporte público não será interrompido. Ele será restringido, limitado, mas não será interrompido. Não vamos punir as pessoas que estejam retornando para casa. É um toque de restrição, não é "lockdown", disse o governador.

 

João Doria, (PSDB) Governador de São Paulo, participa de coletiva de imprensa para falar sore o combate ao Coronavírus, (Covid-19) no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta feira (24). — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Governo de São Paulo faz coletiva de imprensa para falar sore o combate ao coronavírus e apresenta telas com novas medidas de restrição em SP — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO