img header

Imposto de renda: prazo para entrega é adiado para 31 de maio

23/04/2021  •  Notícias

Imposto de renda: prazo para entrega é adiado para 31 de maio

Apr 23, 2021 | 4

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-nase 2020, foi adiado de 30 de abril para 31 de maio, conforme instrução publicada no dia 09 de abril pela Receita Federal no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, os contribuintes ganharam um tempo a mais para separação e envio correto dos documentos, sem deixar nada para trás. 

 

Por causa do adiamento, quem quiser pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá fazer a solicitação até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

 

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita Federal.

 

Mas os especialistas em IR alertam que mesmo com o adiamento do prazo, o recomendado é entregar a declaração o quanto antes, não deixando para última hora.

 

O alerta acontece porque, com essa mudança de data para a entrega, muitos brasileiros acabam deixando para declarar mais para o final, e isso, além de colocar em risco o preenchimento correto dos dados, atrasa também o recebimento da restituição, uma vez que o critério estabelecido pela Receita Federal para o pagamento é relacionado com a data da entrega, ou seja, o quanto antes a declaração é entregue, mais cedo o contribuinte recebe a valor devido, caso a declaração não esteja na malha fina.