img header

Maio Amarelo: Alerta sobre alto número de acidentes no trânsito

13/05/2021  •  Notícias

Maio Amarelo: Alerta sobre alto número de acidentes no trânsito

May 13, 2021 | 4

A campanha Maio Amarelo deste ano chama a sociedade a refletir sobre a atitude e a responsabilidade no trânsito. O movimento também foca no alto índice de acidentes fatais no Brasil. A meta é reduzir em 50% o número de mortes, até 2030.

 

O tema principal é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” com as ações coordenadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério da Infraestrutura, em parceria com órgãos de trânsito nos estados e organizações da sociedade civil.

 

A mobilização alertará, por exemplo, para a responsabilidade de atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança.

 

Neste ano, a mobilização pela segurança no trânsito terá forte ação nas redes sociais e eventos em formato virtual em razão da Covid-19, além do trabalho das instituições que estão constantemente atuando nas vias, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais agentes de trânsito.

 

Maio Amarelo em Várzea Paulista

Na tarde desta terça-feira (11), a Unidade Gestora de Trânsito da Prefeitura de Várzea Paulista deu início às ações do Maio Amarelo na cidade. Uma equipe da pasta e outras autoridades municipais distribuíram cerca de 200 máscaras para condutores no cruzamento entre as Avenidas Fernão Dias Paes e Bertioga, quando o semáforo fechava. “Este ano preferimos não entregar panfletos, que podem transmitir a Covid-19, e quisemos distribuir máscaras amarelas, para conscientizar sobre o movimento e a importância de seguir com os cuidados contra a doença”, explica o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno.

 

Foto/Reprodução: Prefeitura Municipal de Várzea Paulista 

 

Mortes no trânsito

O último dado de mortes no trânsito ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, registrou em 2019, cerca de 30 mil vidas perdidas. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

 

 

Campanha

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Além disso, essa é a oitava edição da campanha publicitária do Maio Amarelo. 

 

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Para saber mais, acesse: https://maioamarelo.com.