Mauro defende melhorias para guardas municipais
Apr 01, 2015 | 6O presidente da Câmara, o vereador Mauro Aparecido (PV), fez uma ampla avaliação das condições de trabalho da Guarda Municipal de Cabreúva. Mauro falou durante os debates que antecederam a aprovação de um Requerimento de Informações, dirigido à Prefeitura, sobre a infraestrutura da corporação.
Ele começou citando a questão salarial (“Não ouvi, aqui, ninguém lembrar que é preciso um salário melhor, para que os guardas possam viver sem precisar fazer ‘bico’”) e disse que tão importante quanto investimentos em infraestrutura é o treinamento (“O guarda vai pra rua, e às vezes não sabe manusear uma arma, por absoluta falta de treinamento - enquanto um adolescente, que é ligado ao crime organizado, sabe. Então, é preciso investir no treinamento técnico da Guarda”).
Mauro também fez uma analogia com a situação do uso compartilhado de coletes, como acontece em Várzea Paulista. Ele contou da própria situação quando era policial militar. “Em 1999, quando cheguei para trabalhar, fiquei sem colete, porque o meu colega não foi trabalhar – e os coletes eram compartilhados, como acontece ainda hoje nas GMs de grande parte das nossas cidades. Passei por um tiroteio, fui baleado na perna. Por sorte, foi na perna”, lembrou.
O presidente da Câmara relatou que a Guarda precisa, também, de amparo médico e psicológico diferente, com regime especial de trabalho. Mauro Aparecido também se mostrou favorável a um projeto que garanta aposentadoria mais cedo do que ocorre hoje. “O serviço é muito estressante e merece um estudo para garantir uma aposentadoria melhor e com menos tempo de trabalho”.
Ele também pediu que o cidadão sempre faça o registro da ocorrência. E justificou: “Nós vivemos à base de estatísticas. Se o cidadão não fizer a ocorrência, o Estado não saberá o que está acontecendo, com que freqüência e em qual região. E aí, quando for solicitado, não ampliará o efetivo.”
CMVP
