Mauro recebe equipe do Programa Mais Médicos
Feb 09, 2015 | 6O presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, Mauro Aparecido (PV), se reuniu na última sexta-feira (6), com os 11 médicos cubanos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Do encontro também participou o vice-presidente da Câmara, o vereador Luciano Braz de Marques (PT).
Os médicos foram pedir apoio aos parlamentares no sentido de obter um reajuste na subvenção que recebem do município, referente ao auxílio-moradia. Hoje, os médicos cubanos recebem R$ 1,8 mil mensais.
Os doutores Meikel, Mayrelis, Milvira, Milagros, Mildrey Turino, Mildrey Martinez, Nedelys, Nelson, Mercedes, Miolel e Milda iniciaram o trabalho em Várzea Paulista em junho de 2014. Eles atuam nas UBSs dos seguintes bairros: Vila Real, Promeca, Cidade Nova, América IV, Popular e São José. Os profissionais do Programa Mais Médicos trabalham de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma hora de almoço.
A grande dificuldade enfrentada pelos médicos cubanos é que o valor do auxílio moradia não se destina somente aos gastos com aluguel. Com esse dinheiro, eles também precisam pagar as contas de água e luz – além da alimentação e outras necessidades do dia a dia.
Realidade
Os cubanos explicaram para Mauro e Luciano uma realidade até então desconhecida. Eles dizem que enviam para as famílias todo o valor pago pelo Governo Federal, ficando, portanto, somente com a verba da subvenção mensal que é repassada pelo município.
Mauro se comprometeu com os médicos cubanos no sentido de agendar uma reunião com o prefeito Juvenal Rossi (PV) para discutir o assunto. Ao lado do Professor Luciano, o presidente da Câmara comentou sobre a possibilidade de um Projeto de Lei, do Executivo, ser encaminhado ao Legislativo, ampliando a subvenção mensal para R$ 3 mil.
Mauro disse ainda que vai sugerir que os médicos sejam incluídos entre os beneficiados que recebem cesta básica mensal da Prefeitura. Ele e Luciano devem conversar com os demais vereadores para explicar a situação e pedir apoio e agilidade para a aprovação desse Projeto de Lei assim que for enviado pelo Executivo.
Trabalho elogiado
Mauro se disse à disposição dos médicos, agradecendo pelo trabalho desempenhado e relatando que o atendimento realizado pelos cubanos é motivo de elogios por parte da população. ”Precisamos, apenas, ver se o Executivo tem margem orçamentária para este reajuste. Afinal, o setor de Saúde é prioritário”, comentou.
De sua parte, o Professor Luciano informou que irá conversar com o Ministério da Saúde, na tentativa de obter mais algum benefício para os cubanos.
CMVP
