img header

Parlamentares querem conselho popular fiscalizando obras do Bertioga

18/11/2013  •  Notícias

Parlamentares querem conselho popular fiscalizando obras do Bertioga

Nov 18, 2013 | 9

A Câmara de Várzea Paulista aprovou o Requerimento número 58/2013, de autoria de Luciano Braz de Marques (PT), em que se solicitam, do Executivo, informações referentes às obras que são realizadas no córrego Bertioga. No Requerimento, os parlamentares questionam do Executivo se há possibilidade da criação de um conselho popular (que seria composto por moradores, comerciantes e empresários) para acompanhar o desenvolvimento da obra. Além disso, os vereadores querem que a Prefeitura dê explicações sobre o cumprimento do cronograma e orçamento previsto e já gasto para as obras.

A proposta mereceu comentários de outros vereadores durante a sessão. Mauro Aparecido (PV) lembrou que uma etapa de despoluição do córrego foi feita pela Sabesp – mas só depois que a administração municipal entrou na Justiça para que a Companhia de Saneamento Básico do Estado fizesse o trabalho. O presidente do Legislativo, Ivan Sada (PPS), se mostrou favorável ao Requerimento. “Deve haver questionamento, sim. Precisamos fiscalizar e o prefeito deve trabalhar com atenção. Opinião semelhante foi manifestada pela vereadora Valdilene (PV). “É importante acompanhar para que a licitação não aconteça de forma irregular”. Val chegou a lembrar de uma obra no Jardim Itália, em que o projeto elaborado utilizava mais espaço do que o próprio terreno tinha disponível.

No Requerimento que encaminha ao Executivo, Luciano Marques lembra que foram destinados R$ 10,1 milhões, através do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC 2, do Governo Federal, para as obras de drenagem do córrego Bertioga. Ele lembra, ainda, que o projeto inicial prevê as margens do córrego com 4,5 m de distância e 2,5 m de profundidade. A segunda parte das obras prevê, ainda, a construção de um piscinão de cerca de 40 milhões de litros d’água, no final da Avenida Bertioga.

CMVP