img header

PL aprovado permitirá melhoria na questão dos resíduos sólidos

06/04/2016  •  Notícias

PL aprovado permitirá melhoria na questão dos resíduos sólidos

Apr 06, 2016 | 6

A Câmara aprovou, na sessão de 5/4, o Projeto de Lei 11/2016. De autoria do Executivo, o PL permite o convênio entre o Poder Executivo e a Associação Comunidade Varzina Educacional, Cultura e Comunicação Social, para serviços vinculados à Infraestrutura Urbana. Na prática, a entidade será a responsável, no âmbito do município, por todo o trabalho relacionado ao recolhimento dos resíduos sólidos urbanos.

Em sua justificativa, o Executivo cita que o trabalho deve caminhar para a inserção de uma política social voltada à ação de catadores no sentido de fazer avançar e criar uma infraestruta correta, como implantação de uma usina de compostagem e de outros equipamentos e serviços para que, num futuro próximo, Várzea possa implantar sua coleta seletiva.

O Professor Claudemir (PV) disse que o município precisa de uma ONG para ajudar a ‘limpar’ a cidade – trabalho que será denominado “Várzea Viva”.

O Professor Demercio (PT) concordou com a importância do trabalho, mas lamentou que o Projeto tivesse entrado “com pressa e através de barganha política”.

O Professor Luciano (PSD) relatou que o PL atende reivindicações diversas. “’Eu próprio solicitei a volta do Cata-Treco e do Várzea Limpa e pedi que se acelerasse o projeto de coleta seletiva. Pena que isso só acontece agora. Mas votarei a favor”.

Ivan Sada (PSB) disse que votaria “pela necessidade da população”. “Afinal, quantas pessoas ligam pra gente dizendo que tem um armário ou outro objeto em casa, sem condição de tirar? O serviço será útil”.

O Projeto foi aprovado com 8 votos favoráveis e 1 contrário.