Requerimento pede plano de carreira para agentes de saúde
Jul 16, 2014 | 6Com 10 votos favoráveis, foi aprovado, na sessão ordinária desta terça-feira (15), Requerimento de autoria dos vereadores Luciano Marques, Sueli do Yakult, Professor Juarez e Professor Demércio (todos do PT). O Requerimento pede informações ao Executivo sobre a aplicação da Lei 12.994 Federal (de 17 de junho de 2014), que instituiu o piso de salário nacional e as diretrizes para o Plano de Carreira dos Agentes de Combate às Endemias.
Dessa forma, o Requerimento será encaminhado à Prefeitura solicitando uma reestruturação do plano de carreira para os agentes públicos de combate às endemias. A discussão e votação foi acompanhada por cerca de 10 agentes comunitárias de saúde.
O Requerimento 52/2014 mereceu elogios dos vereadores. Antes da votação, o vereador Luciano Marques foi à tribuna para defender a aprovação do texto. “Este Requerimento pede uma reestruturação do plano de carreira desse servidor que lida com a saúde em seu dia a dia. Mas tão importante quanto aprovarmos, é o Executivo enviar uma lei fazendo adequação ao Plano de Carreira. Caso contrário, o Requerimento não vai adiantar ou terá pouca validade.
Luciano prosseguiu: “Nós sabemos o quanto é difícil, para estas profissionais, o trabalho a ser executado, seja por falta de estrutura seja pelas próprias condições em que o trabalho se desenvolve”, disse.
A vereadora Valdilene Marina de Oliveira Silva (PV) também opinou. “É fundamental o trabalho dos agentes de saúde na rua, com os pacientes, com os familiares. Muitas vezes são os agentes que ‘descobrem’ fatos desconhecidos até mesmo dos médicos. Vocês merecem todo o nosso respeito”.
Sueli do Yakult (PT) pediu a palavra para lembrar que os agentes de saúde “estão sempre na rua, debaixo de chuva ou de sol, sempre visitando as famílias”. Sueli lembrou, ainda, que o trabalho é realizado a pé.
O presidente da Câmara, o vereador Ivan Luís Sada (PPS) lembrou que sempre está ao lado dos servidores – e que também é favorável ao Requerimento pedindo atenção aos agentes de saúde.
J. Ramiro (PRTB) disse que os agentes exercem uma espécie de ‘sacerdócio’. “São profissionais que tem um carinho especial pelo jovem, pela criança, pelo idoso. Algumas agentes de saúde, quando chegam em uma casa, até parece que são da família”, elogiou.
Silso das Neves (PRB) disse que a questão é de todos. “Precisamos nos empenhar porque esta é uma causa de todos, deste grupo que trabalha como se fosse uma família em prol da cidade. É preciso, de fato, gratificar melhor o trabalho desenvolvido”, disse Silso.
Mauro Aparecido (PV) comentou a questão: “Os agentes de saúde são guerreiros. Sei por que vejo trabalhando pelos Américas, por exemplo. Estão todos de parabéns.”
O vereador Professor Claudemir (PRP) foi outro que parabenizou os agentes. “Eles desempenham um trabalho maravilhoso, de cada em casa, conhecendo nossa população, sabendo onde está o problema e tentando resolver da melhor forma possível. Mas é triste ver a necessidade que vocês tem, de equipamento, e as vezes até de material higiênico”, destacou.
O vereador Professor Demércio (PT) fez uma cobrança ao Executivo: “O prefeito tem que enviar esse projeto imediatamente, porque os agentes tem que ser valorizados. Eles também precisam de estrutura, assim como os médicos do Programa Mais Médicos. Por exemplo, falta um carro para visitar as famílias.”
