Reunião do Sistema CROSS foi realizada na Câmara Municipal de Várzea Paulista
Oct 18, 2019 | 6O presidente da casa, Guilherme Zafani, convidou os vereadores dos sete municípios que integram a Região do Aglomerado Urbano de Jundiaí, sendo: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, compõe o Aglomerado urbano para tratar de assuntos relacionados ao sistema Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).
Na reunião estiveram presentes os vereadores: Claudenir Cassiano, Osmar, Giba Mores, Huck, Eliseu Notário, Professor Juarez e Guilherme Zafani, de Várzea Paulista, Noemi Medeiros e Antônio Carlos, de Cabreúva, João Lorencini, de Jarinu e Agostinho Moreti, representando a Cidade de Jundiaí.
O CROSS foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, com a finalidade de unir as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão. É um sistema que viabiliza ao cidadão o serviço de saúde mais adequado no momento de sua necessidade.
Atualmente o Hospital São Vicente de Paula tem a sua Central de Regulação, sendo eficiente ao gerir o sistema para o Aglomerado Urbano no que diz respeito a liberação de transferências de pacientes entre demais hospitais e UPAs, e autorização para realizar os exames ou internações para casos de média e alta complexidade, porém ainda encontra-se na dependência da central CROSS de Campinas/SP, que não se manifesta com eficiência ao Hospital de origem, deixando o doente aguardando com seu estado de saúde se agravando.
Diante desses problemas, o presidente Guilherme Zafani, fez uma de moção de apelo para que os procedimentos do CROSS sejam agilizados ou que seja concedida autorização total e recursos para que o gerenciamento da unidade do CROSS seja feita no Hospital São Vicente de Paulo na cidade de Jundiaí/SP, para melhor atendimento aos sete municípios que compõem o Aglomerado Urbano.
