Sessão tumultuada da Câmara: mais de 200 pessoas no plenário
Sep 03, 2014 | 7Em sessão ordinária em que o único projeto de lei previsto na pauta foi retirado, a Câmara Municipal de Várzea Paulista viveu, mesmo assim, uma noite tumultuada na terça-feira (2). É que a Casa recebeu cerca de 250 pessoas, entre integrantes de um movimento que luta por moradia popular, representantes da Secretaria de Educação e cerca de 30 alunos karatecas homenageados.
A Ordem do Dia tinha apenas um item: o Projeto de Resolução 08/2014, de autoria da Mesa da Câmara, que criava uma comissão especial para avaliar e alterar o Regimento Interno. O presidente em exercício da Câmara, vereador Demércio de Almeida (PT) retirou o PR, argumentando que os parlamentares podem apresentar propostas de alterações ao Regimento a qualquer tempo e sem necessidade de comissão.
Foram lidos três Requerimentos (todos de autoria da bancada do PT), que pedem explicações ao Executivo sobre três pregões. Os Requerimentos serão votados na sessão de 9/9.
Também foram lidos dois Projetos de Lei: o 40/2014 (que cria o Conselho Municipal sobre Drogas, Comad); e o 41/2014, que institui o Plano Municipal de Educação para o decênio 2014/2024. Este último foi acompanhado atentamente por representantes da categoria da Educação municipal.
Dois representantes do movimento sem-teto (Norma Sueli de Souza e Adriano Rocha) ocuparam a tribuna para relatar as dificuldades que o grupo está enfrentando e para contestar o sistema de inscrições que a Prefeitura alega estar em andamento.
A sessão registrou, ainda, a presença da TV Rede Paulista, que gravou reportagens com os vereadores Luciano Marques (do PT, que falou sobre um material pedagógico apostilado que contém erros de ortografia); Demércio de Almeida (do PT, que falou sobre a importância do Plano Municipal de Educação para o próximo decênio); e Silso das Neves (do PRB, que esclareceu a questão de uma área invadida e explicou que a Justiça já concedeu a reintegração de posse aos proprietários).
