Várzea Paulista regride para a fase laranja do Plano SP
Jan 27, 2021 | 6Na manhã desta sexta-feira (22) o governo estadual confirmou a informação de que a regional de Campinas que estava na fase amarela foi reclassificada, por conta da alta de casos, mortes e internações por Covid-19 nos últimos 15 dias. Desta maneira, Várzea Paulista foi para a Fase Laranja do Plano SP durante os dias de semana até às 20h. Após esse horário, a cidade entra na Fase Vermelha, assim como, o dia todo aos finais de semana. A medida começou a valer a partir desta segunda-feira (25).
De acordo com dados da Fundação Seade, a taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu 70,4% no DRS-7. O índice indicou que a região deveria mesmo ser reclassificada para a fase laranja.
Além disso, nenhuma cidade está mais na fase amarela, que compreendia a maior parte do estado no começo deste mês. O estado também determinou que nenhuma região será classificada nas fases amarela e verde pelo menos até 8 de fevereiro.
O novo mapa mostra 78% da população do estado na fase laranja, 22% na fase vermelha, e nenhuma região nas fases amarela e verde — Foto: Governo do estado de São Paulo/Divulgação
Fase Laranja durante a semana até às 20h
Isso significa que durante a semana, até às 20h, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com 40% da sua capacidade e deverá encerrar o atendimento até às 20h. Já o atendimento nos balcões de bares e lanchonetes está proibido.
Fase Vermelha das 20h até às 06h e aos finais de semana
Essa fase é considerada de “alerta máximo”, logo, apenas serviços essenciais podem funcionar, como mercados, farmácias e postos de gasolina. Já bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais devem manter as portas fechadas.
Mesmo com a vacina, medida é necessária
A vacinação de toda a população ainda levará tempo e essa medida (regresso às fases Laranja e Vermelha) são necessários. Segundo, Marco Vinholi (Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo), o interior vem enfrentando o pico da pandemia, com a maior média móvel registrada até hoje. “A pandemia atinge todo o território aqui do estado, mas o interior de forma mais contundente”, disse em entrevista ao Jornal Bom Dia São Paulo.
Foto/Arte: Assessoria CMVP - Infográfico sobre o funcionamento dos comércios e outros setores na Fase Laranja e Fase Vermelha do Plano SP
