img header

Várzea Paulista sedia 1º Encontro de Segurança Pública

10/12/2021  •  Notícias

Várzea Paulista sedia 1º Encontro de Segurança Pública

Dec 10, 2021 | 5

 

 Fotos: Assessoria de Imprensa da CMVP

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Paulista sediou, na última quinta-feira (09), o 1º Encontro de Segurança Pública da Região Metropolitana de Jundiaí. A reunião promoveu a discussão de temas relacionados à segurança nos municípios, visando sobretudo, a melhoria do setor por meio da adoção de recursos tecnológicos e de políticas inovadoras.

Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Casa, Mauro Aparecido ( PRB) e os vereadores Adrianin do Varejão (PSB ), Elton Vargas (Podemos ), Giba Moraes (MDB ), Chico Spinucci (PSDB ), Robertinho ( PSB ), Eliseu Notario Alves(PV), Marcio Nunes ( PSB ), Emerson Afonso(PSDB), Alex Godoi( PSB), Hulck (PRB) e Valdecir Popular (PV). O encontro contou com a coordenação de Cristiano Bueno, do Movimento de vereadores em Defesa do Desenvolvimento Humano e Econômico.

Entre os presentes, representantes de diversos setores como Corpo de Bombeiro Civil, Defesa Civil,Guarda Civil Municipal, gestores da segurança pública e autoridades dos poderes legislativo, executivo e Judiciário. Representantes do Conselho do Comércio de Várzea Paulista também marcaram prestigiaram o evento. 

O 1º Encontro de Segurança Pública foi aberto pelo presidente da Câmara, Mauro Aparecido que deu boas vindas aos convidados e em seguida, passou a palavra ao gestor de segurança pública de Várzea Paulista, Ricardo Rodrigues, que parabenizou a iniciativa  da Frente Parlamentar de Vereadores em defesa do desenvolvimento de unir esforços

com as prefeituras e as Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Jundiaí.

 

        

 

Temas abordados 

O encontro foi pontuado por temas como soluções tecnológicas para segurança pública, em que Mário Montenegro, especialista na área – responsável por implantar sistema de segurança em presídios -, falou sobre a importância da adoção de um suporte integrado de segurança e comunicação.

Outro tema discutido foi a violência doméstica, destacada no evento com a presença da Drª  Maria Helena Taranto Joia, Delegada de Polícia Civil e, pioneiramente, Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) do Deinter 2 - Campinas. Na ocasião, ela abordou o atendimento especializado de Violência Doméstica contra a Mulher.

A delegada citou a Lei Maria da Penha como um divisor de águas no combate à essas ocorrências.“O objetivo dessa palestra é falar sobre a importância do acolhimento nas delegacias da mulher e do atendimento humanizado às usuárias, vítimas de violência para que criem confiança e denunciem e para que elas tenham seus direitos assegurados. Quem não confia não denúncia”, declarou a Drª Maria Helena. 

Com vistas à humanização no atendimento, a delegada destacou projetos adotados, como a implantação de brinquedotecas que ajudam no acolhimento e boa convivência das crianças e as mães ou responsáveis por elas.

A capacitação técnica para a atuação da Guarda Civil Municipal no combate da pedofilia, o estruturamento por meio de redes de apoio para mulheres acompanhadas por filhos e a conscientização dos policiais em relação a práticas preventivas, além da eficiência dos métodos investigativos, constituem iniciativas importantes, segundo a delegada.  

Para o presidente da Câmara, Mauro Aparecido, a criação das Delegacias da Mulher foi de suma importância para o combate à violência. “Temos que exaltar o trabalho efetuado pelas Delegacias da Mulher, e parabenizar os esforços da Drª Maria Helena, frente à coordenadoria das DDMs", declarou Aparecido.

O encontro foi finalizado com a palestra sobre Tecnologia de Segurança Pessoal, ministrada por Wilson Piedade. Ele abordou a Lei Geral de Proteção de Dados e as nuances no âmbito de sua aplicação. De acordo com o especialista, o Estado trata os dados de maneira correta, o que precisa é garantir a segurança dos dados. Destacou também tópicos como  política de senhas,mapeamento de dados, consentimento e uso dos mesmos de maneira lícita e legítima.

      

 

Homenagens

 

Durante o 1º Encontro de Segurança Pública também foi uma oportunidade para prestar homenagens a profissionais da área. Entre os homenageados, a delegada Maria Helena Taranto, o presidente do Conselho de Segurança – CONSEG – Jundiaí,  Dirceu Cardoso;  João Valentim, vice-presidente da Organização de Segurança Civil - SUPRE.