Vereadores antecipam debate sobre desconto de IPTU
Feb 12, 2014 | 8A Câmara Municipal de Várzea Paulista aprovou, na sessão de 11/2, o Requerimento 06/2014 (de autoria de Sueli do Yakult, Luciano Marques, Professor Demércio e Professor Juarez, todos do PT). O documento solicita informações do Chefe do Executivo referentes à redução de 10% no desconto concedido para o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no município.
A alegação da bancada do PT é que, em anos anteriores, a Administração concedia um desconto de 20% no pagamento à vista do tributo. Este ano, a Prefeitura optou por conceder 10% de desconto – o que, segundo os vereadores, tem gerado muitos questionamentos de populares.
Sueli do Yakult (PT) relatou ter sido procurada por diversas pessoas que questionam a medida. “Além da redução nos 10%, as pessoas também pedem que o pagamento volte a ser parcelado em até três vezes”, relatou a vereadora.
Luciano Marques (PT) foi à tribuna exibindo um carnê de IPTU de 2010, quando o desconto era de 20%. Ele também demonstrou preocupação com o assunto. “Em anos anteriores, quem não pagava o IPTU em dia sempre foi beneficiado com diversas anistias. Já este Projeto de Lei do Executivo não valoriza quem honra o compromisso e paga em dia.”
O presidente da Câmara, o vereador Ivan Sada (PPS) também abordou o assunto. “Quero alertar o Departamento de Comunicação da Prefeitura, para que fique atento ao modo como este fato vai chegar à população”. Ivan também fez questão de ressaltar que não houve aumento no valor do IPTU.
O líder do Governo na Câmara, o vereador Silso das Neves (PRB) lançou uma questão sobre o assunto: “Como vamos dar um desconto igual à Administração anterior se temos uma dívida de R$ 240 mil por mês, do Fussbe?”
CMVP
