Vereadores aprovam Lei que reconhece Bombeiros Civis
Dec 10, 2014 | 6Vereadores aprovam Lei que reconhece Bombeiros Civis. Agora, Grupamento parte em busca de infraestrutura
Os vereadores de Várzea Paulista aprovaram, na noite desta terça-feira (9), o Projeto de Lei número 55/2014. De autoria do Prefeito, o PL declara e reconhece como entidade de utilidade pública municipal o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu e região.
O Grupamento recebeu elogios dos parlamentares. Silso das Neves, líder do Governo na Câmara, defendeu a aprovação do Projeto e lembrou que a cidade não conseguiria arcar com os custos da instalação de um grupamento de bombeiros militar. “São estes homens e mulheres que socorrem, pondo em risco as próprias vidas pela vida de seus semelhantes”, afirmou Silso.
O presidente da Câmara, Ivan Luís Sada (PPS), pediu aparte, lembrando que considera justo se a Prefeitura puder efetuar repasses de verbas ao Grupamento. Demércio de Almeida (PT) também elogiou (“O grupo está fazendo um excelente trabalho”, disse), assim como Mauro Aparecido (PV), que fez uma lembrança: segundo Mauro, com o fim do serviço 190 em Várzea Paulista, qualquer ocorrência passou a ser atendida por Campinas. “Com isso, as viaturas não estão chegando ao local da ocorrência”, afirmou Mauro.
O vereador Professor Claudemir(PRP) também foi à tribuna da Câmara. “Não é um presente para vocês, é uma conquista a um grupo que se fez merecedor.”
Valdilene (PV) também se congratulou: “O que vocês fazem não é por voces, mas pelo outro. Parabéns, voces merecem!”
Sueli do Yakult repetiu uma fala dela da sexta-feira, durante um jantar promovido pelo próprio Grupamento. “Disse a vocês na sexta, torno a repetir hoje: vocês são muito especiais, porque se doam por amor ao próximo. Que Deus os abençoe!”
Aprovado com 8 votos sim
Depois da votação, os bombeiros presentes à Câmara posaram para fotos, ao lado dos vereadores. O efetivo conta com Cristiano Vargas, Thiago Cozzolino, Olin Brambilla, Thiago Schiavinato, João Victor Guimarães, Rodrigo Furlan, Hermenegildo, Janaína Barbosa, Carlos Maciel, Émerson Müller, Paula Knop, Samira Dias, Larissa Cuba, Elisângela, Carlos Eduardo, Aline Carvalho, Adilson Rocha, Andréa Zsabo dos Santos, Wesley Castro e André Cruz.
O Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu e Região surgiu em abril de 2012.
Todos os integrantes têm cursos de Bombeiro Civil. Com a Lei aprovada, o grupo passa a contar com o reconhecimento dos trabalhos desempenhados ao longo de dois anos e meio, como lembra Vargas. “A partir de agora, tentaremos captar recursos para uma estruturação que nos permita seguir trabalhando e prestando apoio à comunidade.”
