img header

Vereadores aprovam Moção por mais segurança nas escolas

08/10/2014  •  Notícias

Vereadores aprovam Moção por mais segurança nas escolas

Oct 08, 2014 | 7

Os vereadores de Várzea Paulista aprovaram, com 10 votos favoráveis, na sessão ordinária desta terça-feira (7), a Moção de Apelo 11/2014. De autoria dos vereadores da bancada do PT, a Moção alerta para os inúmeros perigos que são registrados na frente das escolas estaduais do município. No documento, os autores da Moção lembram que os pais estão inseguros para deixar seus filhos, falam dos riscos de atropelamentos (por conta da direção perigosa) e afirmam que a escola merece uma atenção especial “por ser importante elo social”.

O vereador Luciano Braz de Marques (PT) foi à tribuna para lembrar que já ouviu, do comando da Polícia Militar, que o efetivo é pequeno e a frota, insuficiente. “Precisamos que o governador de São Paulo tome providências urgentes”. Luciano lembrou, ainda, que há indícios de tráfico de drogas na frente das escolas. E disse mais: “A 50 metros do portão da escola, existe quase uma rave: som alto e traficantes oferecendo de tudo. Precisamos que a Ronda Escolar esteja ativa em frente às escolas.”

Demércio de Almeida (PT) lembrou que enviou ofício, um mês atrás, para Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. “Sou professor na Escola Mitiharu Tanaka. Nos horários de entrada, você percebe claramente o tráfico na frente da escola”, comentou.

Juarez Gilberto Cardoso (PT) enfatizou outro aspecto: “É grande o número de alunos que não entram na escola, porque são abordados pelos traficantes e ficam na rua”, contou.

Claudemir Santos Gonçalves (PRP) também expressou sua preocupação. Disse que também seria signatário da Moção e justificou: “Precisamos cuidar dos nossos jovens para que eles não percam suas vidas ainda muito novos.”

Josué da Silva Ramiro (PRTB) parabenizou os colegas petistas, também se declarou signatário da proposta e pediu a realização de mais debates, “para direcionar nossas ações para esse problema tão grave”.

Sueli do Yakult (PT) lembrou que estou em escola estadual, mas as drogas estavam “longe” do dia a dia. “Hoje, não tem horário para os meninos passar drogas. Precisamos cuidar do nosso futuro.”

Silas Zafani (PTB) enfatizou que a delinquência prolifera no país por falta de segurança. “É preciso dar atenção especial ao assunto, porque corremos o risco de perder bons jovens para as drogas. É preciso repressão e deve ser feita pela PM. Se o município puder ajudar, melhor ainda.”

O presidente da Câmara, Ivan Luís Sada, lembrou outro aspecto: “Temos que comprar aparelhos para aferir decibéis e multar os garotos que estejam abusando do som alto, em frente às escolas, onde se acumulam os traficantes. O município precisa comprar esse aparelho, guinchar o carro do sujeito e isso vai ajudar no combate a esse problema.”

CMVP