img header

Vereadores aprovam moções de apelo por mais investimentos em segurança pública

02/07/2014  •  Notícias

Vereadores aprovam moções de apelo por mais investimentos em segurança pública

Jul 02, 2014 | 6

Os vereadores de Várzea Paulista aprovaram duas Moções de Apelo (números 06/2014 e 07/2014), em que solicitam o trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil no sentido de reprimir os altos índices de criminalidade registrados no município. As Moções, a princípio, tinham como signatários os vereadores que integram a bancada do PT. Com as discussões que tomaram corpo na tribuna da Casa, os outros vereadores também se decidiram por assinar os documentos.

 

A Moção 06/2014 será encaminhada ao Comandante da Polícia Militar de Várzea Paulista e ao Delegado de Polícia Civil, apelando para a viabilidade de trabalho em conjunto a fim de reprimir a criminalidade no município. A Moção 07/2014 será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grela Vieira, pedindo providências para a ampliação dos efetivos.

 

As Moções foram objeto de debate na tribuna da Câmara. O vereador Luciano Braz de Marques (PT) lembrou que aumenta “significativamente” o número de ocorrências e que o efetivo para ronda e patrulhamento é insuficiente, “apesar do afinco e bravura” demonstrados. Para o Professor Luciano, é preciso restabelecer a atuação do Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg.

 

Sueli do Yakult (PT) lembrou que, um dia antes, havia participado de reunião com o comandante da Guarda Municipal, Laércio Bifani (que estava presente à sessão ordinária), quando a questão foi levantada.

 

Ivan Luis Sada (PPS) lembrou que o problema da criminalidade não é exclusividade varzina. Mas Ivan pediu um melhor aparelhamento da GM. “As condições de trabalho da nossa Guarda são precárias. Os bandidos tem mais estrutura que a GM”, comparou.

 

O vereador Professor Claudemir (PRP) parabenizou a bancada petista pela iniciativa e também relatou que vem sendo procurado por comerciantes preocupados. “Conheço comerciantes que já foram assaltados cinco, seis vezes”, relatou.

 

Mauro Aparecido (PV) lembrou que hoje, ao telefonar para o 190, o atendimento é feito por uma central que está em Campinas. “Essa centralização no atendimento, longe daqui, também dificulta”, comentou. Mauro lembrou, ainda, que Várzea Paulista ‘perdeu’ a Delegacia do Jardim Paulista (“Algo que havíamos conquistado depois de muitos anos de luta”) e que é importante a união dos vereadores, com os parlamentares dos outros municípios integrantes do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), em torno da questão da segurança pública.

 

O vereador Osmar Pereira (PSDC) informou que ele próprio foi assaltado inúmeras vezes, quando era comerciante – mas reforçou que a situação fugiu muito ao controle, nas últimas décadas. “A coisa está muito difícil e nem a Polícia Militar tem uma estatística que explique o porquê desse aumento nos níveis de criminalidade”, comentou.

 

Josué da Silva Ramiro (PRTB) opinou: “Existe um caos na segurança pública. Talvez a instalação de câmeras de segurança, aliada ao aumento do efetivo, possa melhorar um pouco a situação.” Ramiro deixou uma pergunta no ar: “Que estudo está sendo feito para melhorar a segurança do nosso município?”