Vereadores discutem sobre manutenção da cidade
Feb 17, 2016 | 6Os vereadores de Várzea Paulista utilizaram a tribuna da Câmara, na sessão ordinária de 16/2, para falar sobre diversas questões que envolvem a manutenção de serviços por todo o município. O vereador Luciano Braz de Marques (PT) falou sobre a necessidade de manutenção e recuperação de um trecho da avenida Marginal do Rio Jundiaí – que não tem defensas. Ele também opinou sobre a necessidade de a Câmara receber explicações a respeito das obras do córrego Bertioga.
Josué da Silva Ramiro (PRTB) relatou que o município tem cerca de 300 vielas – muitas sem manutenção na iluminação pública. “Perto da minha casa, há uma viela que espera, há meses, pela troca de três lâmpadas”, disse.
O presidente da Câmara, Mauro Aparecido (PV), relatou que acredita que haja uma licitação em andamento para a compra de lâmpadas. “O que estou ouvindo é que uma licitação está sendo feita e que a iluminação será instalada em breve”.
Demércio de Almeida falou sobre as obras da pista de caminhada do Mursa. “A obra começou, mas está numa fase de anda-e-para. Para mim, está uma bagunça, serviço inacabado. A pista de caminhada está rente à pista normal, assim não vai adiantar, porque a intenção era dar segurança a quem vai ao local. O dinheiro público está sendo mal utilizado.”
Ivan Luís Sada (PPS) fez menção às dívidas municipais em atraso. Lembrou que, na última sessão de 2015, foi feito um pedido ao prefeito para que o Executivo encaminhasse à Câmara um Projeto de Lei propondo o parcelamento das dívidas e tributos municipais em atraso – o que não aconteceu. “Estamos em recessão, o município sem receita, e achei que na primeira sessão deste ano, teríamos este Projeto de Lei aqui para analisar – e para que nossa população tivesse tempo e condições de honrar suas dívidas, porque todo mundo quer pagar. Mas nada foi feito”.
O vereador Juarez Gilberto Cardoso constatou que, das mais de 70 indicações apresentadas, “a maioria pede tapa buraco”. “As ruas estão em condição ruim. Já pedimos, mas o serviço está sendo feito de forma inadequada, porque a equipe vai ao local, deixa um buraco sem tapar, chove, o serviço precisa ser refeito. Tem que começar e terminar.”
O líder do Governo na Câmara, o vereador Silas Zafani (PTB), concordou que “a cidade precisa de uma manutenção”. Mas Silas ressaltou outro ponto: “Nunca vimos chuvas tão fortes como estas últimas. Até no Vianelo [em Jundiaí] vi comerciante andando de jet ski ao lado do rio”.
Silas também destacou que as obras do córrego Bertioga são morosas, mas estão em marcha e devem ganhar velocidade a partir do próximo mês, com o reinício da canalização.
