Vereadores falam sobre segurança nas escolas
Apr 19, 2017 | 4Três vereadores - Juarez Gilberto Cardoso (PDT), Claudenir Cassiano, o Nil (PV), e Mauro Aparecido da Silva (PV) – foram à tribuna da Câmara, durante o Expediente, para retratar que há um clima de insegurança em torno das escolas municipais e estaduais de Várzea Paulista. E pediram providências no policiamento preventivo, tanto por parte da Guarda Municipal quanto da Polícia Militar.
O Professor Juarez relatou que um acidente grave ocorreu na terça, 11, nas proximidades da Escola Idoroti de Souza Alvarez, no Jardim América III. “Semana passada, no momento em que estávamos em sessão, havia jovens empinando motos e, por causa disso, três adolescentes foram atropelados. Dois tiveram ferimentos graves - uma aluna precisou de três cirurgias, quebrou a clavícula. Outro estudante quebrou a bacia, também teve que fazer cirurgia”, comentou Juarez.
Ele disse ter conversado, ainda ontem, com Oseas Martins (Unidade de Trânsito). “O Oseas está empenhado em tentar acabar com essas arruaças em porta de escola. A situação se repete em outras escolas, com som alto, uso de drogas etc. O Oseas deve se reunir com os comandantes da GM e da PM para buscarem, em conjunto, uma solução”.
Claudenir Cassiano, o Nil (PV), também pediu uma atenção especial da Guarda Municipal e Polícia Militar em relação à segurança preventiva em torno das escolas municipais e estaduais. “É preciso uma ronda efetiva perto das escolas”, afirmou.
O líder do Governo na Câmara, Mauro Aparecido (PV) lembrou duas legislações já existentes: a Lei do Silêncio (a Lei 2.170/2013, um projeto proposto por ele próprio e aprovado pela Câmara); e a Lei promulgada em 2016, que estipula que os motoristas de ônibus podem parar fora dos pontos, entre 22h e 5h, para mulheres, gestantes, idosos, deficientes. “Foram leis propostas e criadas justamente para ajudar a dar mais segurança para nossa população – mas precisam entrar em funcionamento”, disse Mauro.
Ele também informou que a Guarda Municipal prendeu, na ontem, as duas pessoas responsáveis por um furto registrado na Cemeb Erich Becker, no Cidade Nova II. “Parabéns ao comandante Eli e aos companheiros da GM”, finalizou.
CMVP
