Vereadores petistas aprovam 2 Requerimentos
Feb 17, 2016 | 5A situação da infraestrutura do Conselho Tutelar e a preocupação com a avenida Marginal do Rio Jundiaí foram objeto de dois Requerimentos de Informações (ambos apresentados pelos vereadores Luciano Braz de Marques e Demércio de Almeida, do PT) aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Várzea Paulista durante a sessão ordinária de 16/2.
Antes da votação, a situação do Conselho Tutelar mereceu ampla discussão dos parlamentares. O vereador Professor Luciano opinou que o Conselho Tutelar trabalha “em condições precárias de infraestrutura” e com salários defasados em relação ao que é pago em municípios da região.
Ivan Luís Sada (PPS) pediu um aparte e declarou que daria apoio à causa, concordando com a questão salarial. Luciano retomou a palavra, para dizer que os conselheiros tutelares recebem R$ 1.000,00 por mês.
Josué da Silva Ramiro (PRTB) lembrou que ele próprio já presidiu o Conselho Tutelar e que a falta de estrutura é uma situação que perdura há anos.
O presidente da Câmara, Mauro Aparecido (PV), contou que, quando atuava como policial militar, via a importância do trabalho do Conselho Tutelar, sempre chamado em horários diversos. “Houve um caso, em Francisco Morato, de um bebê de 3 meses que foi encontrado morto em casa, sozinho. A mãe tinha saído e os vizinhos acionaram a PM”.
O Requerimento foi aprovado por 9 votos favoráveis.
Em seguida, foi discutido e votado o Requerimento 02/2016. Através do documento, os vereadores Professor Luciano e Professor Demércio pediam ao presidente da Câmara a convocação do secretário de Obras, bem como do engenheiro e do representante legal da empresa Construtora Cappellano Ltda., contratada para a execução das obras do córrego Bertioga. O Requerimento foi aprovado com 10 votos favoráveis.
Também foi discutido o Requerimento 02/2016, sobre a condição do trecho varzino da avenida Marginal do Rio Jundiaí. Segundo o vereador Professor Luciano, a preocupação era saber quando serão instaladas defensas metálicas pela Prefeitura. O Requerimento foi rejeitado, com apenas 3 votos favoráveis e 6 contrários.
Outro Requerimento (05/2016) também seria rejeitado momentos depois – pedindo informações ao Executivo sobre suposta presença de máquina retroescavadeira do município executando serviços em propriedade particular. Este Requerimento foi rejeitado com 2 votos favoráveis e 7 contrários.
O Requerimento 04/2016 (sobre o córrego Bertioga) foi retirado.
