img header

Vereadores questionam serviços da RLC

04/06/2014  •  Notícias

Vereadores questionam serviços da RLC

Jun 04, 2014 | 6

Vereadores questionam serviço prestado pela Rápido Luxo Campinas

Foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (3/6) – e será discutido e votado na sessão prevista para 10 de junho – o texto do Requerimento número 42/2014. De autoria dos vereadores da bancada do PT, o Requerimento pede informações à Prefeitura sobre as multas aplicadas pela Artesp à Rápido Luxo Campinas, empresa que presta serviços de transporte urbano e interurbano em Várzea Paulista e municípios da região.

Mas o assunto, antes mesmo de ser votado, já gerou discussões entre os parlamentares. Luciano Marques (PT) informou ter participado de uma reunião entre vereadores dos municípios que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí em que o assunto ‘transporte público’ foi discutido, bem como os serviços prestados pela Rápido Luxo Campinas. “A  reclamação de todas as cidades presentes a essa reunião foi que o serviço prestado pela empresa é de péssima qualidade.”

Luciano acredita que a Artesp (Agência Reguladora de Transportes Públicos no Estado) deveria ser convocada pela Câmara para dar ao menos uma explicação: o valor da multa aplicada à Rápido Luxo Campinas, de R$ 17. “São duas lutas: uma, a Artesp ser chamada e vir, efetivamente, fiscalizar os serviços. A outra diz respeito ao valor da multa aplicada pela Artesp na Rápido Luxo. Pasmem: a RLC foi autuada, só este mês, 23 vezes. O valor somado das autuações é R$ 17. É o fim da picada. Ou a Artesp e o Governo do Estado tomam vergonha na cara, ou teremos quebradeira.”

Silso das Neves (PRB) pediu um aparte ao colega e solicitou que o Requerimento seja assinado por todos os vereadores. Luciano agradeceu.

O presidente do Legislativo, o vereador Ivan Luís Sada (PPS) também pediu um aparte: Como é possível que, dentro das cidades da Aglomeração Urbana, só uma empresa preste os serviços? A esperança é que venham mais empresas. Está na mão do prefeito a concessão dentro de Várzea e, quem sabe, o transporte alternativo, com uso de vans, não seja uma solução”.

O vereador Claudemir Santos Gonçalves (PRP) também estava presente à reunião da Aglomeração e lembrou, ainda, que a partir de setembro, estará funcionando o sistema de bilhete único em Jundiaí – e que o município vizinho estaria disposto a contribuir com as cidades do entorno neste processo de bilhete único.

Sueli do Yakult (PT) destacou, ainda, a falta de estrutura. “Falta uma cobertura nos pontos de ônibus para os passageiros, os horários são insuficientes, os veículos vivem lotados”. O Requerimento será discutido e votado na sessão prevista para 10 de junho.

CMVP