Vereadores recebem capacitação sobre Passaporte Sanitário
Oct 08, 2021 | 7Na última terça-feira, (05), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista receberam no Plenário Erasto Félix, a visita dos professores, Luiz Antonio Barbosa (Matemática) e Maiara Gomes Teodoro (Filosofia e Linguagem). O encontro teve como objetivo esclarecer aspectos importantes relacionados ao passaporte sanitário, um documento que indique se a pessoa foi ou não vacinada contra a Covid-19.
Os professores participam de um grupo de estudos que se preocupa em estudar os temas gerais da sociedade atual, propondo assim, soluções para os problemas em debate.
Foto: Assessoria de Imprensa CMVP - Reunião entre os vereadores e professores
Durante o encontro, eles explicaram aos vereadores, Giba Moraes (MDB), Elton Vargas (Podemos), Adriano Pavan (PSB) e Carlos Spinucci (PSDB) alguns tópicos relacionados ao passaporte e por quê alguns pontos são considerados polêmicos pelo grupo de estudos.
A proposta do passaporte sanitário, um comprovante individual de que a pessoa tomou vacina contra a Covid-19 e ou testou negativo para a doença, defende a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação para liberação de entrada em estabelecimentos e participação em eventos públicos.
No entanto, a medida sanitária coletiva surge acompanhada por polêmicas, uma vez que pode colocar em risco, de acordo com algumas opiniões, alguns direitos básicos do cidadão, como a liberdade.
Segundo os representantes do grupo de estudos, o passaporte sanitário não tem relação com a vacina. Eles explicaram que defendem a vacinação, mas são contra a medida de controle que será importante através do passaporte.
Novo encontro promoverá mais informações sobre o tema
De acordo com os representantes do Grupo de Estudos, o passaporte sanitário ainda não é conhecido por todos, mas já representa uma ameaça à liberdade das pessoas do município e do Estado. “A visita foi uma oportunidade de explicar aos vereadores o que está por trás do passaporte e os riscos à liberdade das pessoas, uma vez que haverá um maior controle”, explicou a professora.
Para o vereador Giba Moraes (MDB) a capacitação sobre o tema é muito importante para que não só os vereadores, mas as pessoas de forma geral, estejam informadas e possam formar sua opinião sobre assuntos que afetam o cotidiano e a vida de todos. “Existem tantas dúvidas que assolam a Nação e esta questão do passaporte sanitário, que eu faço questão de entender a essência em que isso muda u afeta a vida do cidadão. Tomamos a vacina e quero entender porque há necessidade do passaporte se já temos um documento que é o próprio cartão de vacina”, disse ele.
Foto: Assessoria de Imprensa CMVP
