Vereadores voltam a debater Serra do Mursa
Sep 30, 2015 | 6Assim como já ocorrera na sessão de 22/9, o vereador Demércio de Almeida (PT) utilizou a tribuna da Câmara, na sessão realizada nesta terça-feira (29), para falar sobre a Serra do Mursa. O Professor Demércio queria a aprovação de um requerimento solicitando a marcação de duas audiências públicas (uma, na Câmara; outra, no próprio local) para discutir o risco de adensamento populacional naquela região. Mas ele só obteve duas (das seis) assinaturas necessárias.
Mesmo assim, Demércio tornou a defender a discussão em torno do assunto. No telão, exibiu um relatório assinado pelo secretário de Obras da gestão anterior, Cícero Petrica. No documento, Petrica afirmava que a área em questão, de cerca de 2,4 milhões de metros quadrados, “se passasse a permitir empreendimentos de 300 metros quadrados, poderia ensejar a criação de 6,2 mil lotes urbanos, calculando um adensamento populacional de 24 mil novos habitantes”. Demércio exibiu os números e pediu apoio dos colegas.
O líder do Governo na Câmara, Silas Zafani (PTB) falou em seguida. Segundo Silas, estão pré-aprovados 1,4 mil lotes – e não 6,2 mil, como apresentado no relatório de Petrica. Silas disse, ainda, que o Executivo já realizou três audiências públicas, “chegando à conclusão de que é preciso rever o tamanho da área que terá permissão para os loteamentos”. Por fim, o líder do Governo disse que o Executivo está elaborando novo Projeto de Lei para reduzir o número de loteamentos pré-aprovados. “Isso vai impedir novos aumentos de lotes naquele local”.
O vereador Luciano Braz de Marques (PT), no entanto, que falou em seguida, lembrou que a discussão em torno da Serra do Mursa é necessária, falou sobre a crise hídrica como um dos problemas a serem enfrentados e afirmou que nada será enviado para a Câmara no sentido de corrigir as distorções.
CMVP
