Na ‘Tribuna Livre’, Celso Sibinel defende servidores
May 18, 2016 | 6Um representante dos servidores públicos da Prefeitura de Várzea Paulista, Celso Renato Sibinel, utilizou a ‘Tribuna Livre’, no final da sessão ordinária desta terça-feira, 17, para falar aos vereadores sobre a campanha salarial 2016.
Em sua fala, Celso disse que a discussão estava acima de interesses partidários, agradeceu ao presidente da Câmara Mauro Aparecido, pela cessão do espaço, e fez um balanço de como vem transcorrendo as negociações. Para Celso, a categoria só teve perdas nos últimos quatro anos – perdas que não podem voltar a se repetir em 2016.
“Nós gostaríamos de um consenso em relação ao índice de reajuste – que, na verdade, só pode ser de reposição de inflação, por ser ano de eleições”, disse. Em seguida, ele passou a enumerar a proposta que foi feita pela Prefeitura para este ano. “A proposta foi de uma reposição parcelada em três vezes, que foi negada”.
Segundo ele, a proposta foi feita nos seguintes termos: primeira parcela a ser paga em maio, de 3,54%, retroativa a abril; segunda parcela a ser paga em setembro, de 3,29%, sobre os salários de abril, mas sem retroatividade; terceira parcela a ser paga em novembro, de 3%, também sem retroatividade.
“Somando, chegaríamos aos 9,83%, que é o índice do INPC/IBGE. Mas essa inflação é relativa aos últimos 12 meses, ainda teríamos de receber isso até o final do ano! Nós já sofremos muitas perdas ao longo desta administração. No segundo ano da gestão, por exemplo, abrimos mão de 4% - que foram ‘transferidos’ para o vale-alimentação. Em 2015, também não tivemos o reajuste com retroatividade. Então, o balanço é de profundas perdas nesses últimos anos”.
Celso prosseguiu com outro fato: “Além disso, a Administração diz que só admite propor a segunda e terceira parcela se receber parecer favorável da Justiça. Por isso, pedimos o apoio da Câmara, para nos ajudar nessa luta”.
