img header

Várzea Paulista entra na Fase Verde do Plano São Paulo e atividades entram no “novo normal”

14/10/2020  •  Notícias

Várzea Paulista entra na Fase Verde do Plano São Paulo e atividades entram no “novo normal”

Oct 14, 2020 | 6

Após dois meses na fase amarela, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (9) o avanço de Várzea Paulista e toda região de Campinas da fase amarela para a fase verde do Plano SP. Nesta etapa, aumentarão de 40% para 60% as taxas de limite de ocupação em salões de beleza, shoppings e restaurantes. A reclassificação começou a valer neste sábado (10).

 

Os horários de funcionamento também serão estendidos de 8 para 12 horas. Além disso, são autorizados eventos culturais com público em pé, mas “não podem ocorrer grandes shows”, de acordo com o governo.

 

Eventos como palestras, convenções e feiras com até 600 pessoas estão liberados, porém, as festas ainda estão proibidas. Ainda assim, as prefeituras das cidades têm a responsabilidade de determinar o que funciona ou não neste período. 

 

A flexibilização das cidades ocorreu apenas depois de uma mudança nos critérios do Plano SP, que foi alterado nesta sexta-feira (9). Antes, por exemplo, a análise de mortes, casos e internações eram contabilizadas de 7 em 7 dias. Agora, esses números são analisados a cada 28 dias, comparados aos 28 dias anteriores. 

 

De acordo com o Centro de Contingência contra o Coronavírus, a análise semanal trazia instabilidade para a contagem. “Principalmente considerando a disparidade entre a data do evento e da notificação e, assim, a partir de agora tanto no numerador quanto no denominador nós vamos ter, no numerador os 28 dias atuais e no denominador os 28 dias imediatamente anteriores para determinar a evolução da doença.”

 

Cuidados devem continuar

Vale ressaltar que mesmo em uma fase mais flexível o Ministério da Saúde ainda recomenda o uso de álcool em gel 70%; a higienização frequente das mãos com água e sabão; a limpeza e higienização de ambientes; manter distanciamento de 1,5m de todos a todo momento, evitando toques físicos e a superlotação; a medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos e o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa.

 

Atividades Permitidas na Fase Verde 

Shopping Center, Galerias e Estabelecimentos Congêneres: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Comércio: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Serviços: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Consumo Local (Bares, Restaurantes e Similares): Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; consumo local até as 22h (se a região estiver a ao menos 14 dias seguidos na fase verde); e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Salões de Beleza e Barbearias: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Academias de Esportes de todas as modalidades e Centros de Ginástica: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Eventos, Convenções e Atividades Culturais: Classificação após a região ficar ao menos 28 dias consecutivos na fase verde; ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; obrigação de controle de acesso e hora marcada; venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento; filas e espaços demarcados, respeitando distanciamento mínimo; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Demais atividades que geram aglomeração: Não permitido.

Foto/Reprodução: Mapa Atualizado do Plano de Flexibilização em São Paulo