img header

Várzea Paulista volta para a fase laranja nessa sexta-feira (24)

28/07/2020  •  Notícias

Várzea Paulista volta para a fase laranja nessa sexta-feira (24)

Jul 28, 2020 | 6

Em anúncio feito pelo Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), nesta sexta-feira (24), Várzea Paulista segue para a fase dois (laranja) do Plano SP de retomada, autorizando outras atividades econômicas a reabrirem.

 

Desta forma, a cidade passa a permitir abertura com restrições dos seguintes setores, além dos comércios essenciais: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center. O ramo de construção civil e a indústria não essencial já estavam liberados a funcionar.

 

Protocolo Geral

Para abertura, os estabelecimentos devem seguir determinadas diretrizes, como as seguintes: uso obrigatório de máscara para colaboradores e clientes; controlar o acesso e limitar a entrada e permanência de pessoas a 20% da ocupação local; manter a distância mínima entre pessoas de 1,5 metros em todos os ambientes; demarcar, sempre que possível, áreas de fluxo de pessoas para evitar aglomerações, sinalizando a posição em que as pessoas devem aguardar na fila; manter o ambiente aberto e arejado (portas e janelas); disponibilizar álcool em gel 70%; e aferir temperatura.

 

 Desmembramento da região de Saúde de Campinas

O Plano São Paulo de retomada econômica divide o estado em 17 Departamentos Regionais de Saúde, categorizando-os de acordo com fases de diferentes níveis de abertura do comércio. Semanalmente são feitas avaliações para requalificar os departamentos sobre as fases em que estão.

Para avançar os níveis da escala, são levadas em consideração: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

De acordo com o boletim epidemiológico a taxa de ocupação dos leitos exclusivos contra o covid-19, em Jundiaí, ficou em 57% e a de UTI em 67%, ou seja, abaixo do limite estabelecido no Plano São Paulo no quesito leitos de UTI. 

Segundo o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) que também é presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), ele entende que não faz sentido o AUJ ficar dependente de uma decisão que envolve a cidade de Campinas e região atendida pelos seus hospitais de referência. Conforme Luiz Fernando, a nossa região tem autonomia, protagonismo e eficiência e está respaldada por um trabalho sério.

O plano de “independência” tem o apoio das 7 cidades do AUJ, de acordo com o prefeito de Jundiaí, que tem discutido o possível desmembramento da região de Saúde de Campinas com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.